Como usar marketing imobiliário digital para alavancar sua empresa
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3 dicas de marketing imobiliário digital para alavancar sua empresa

Postado em 15 de março de 2019 | por
na categoria Marketing
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Usamos a internet para comprar de tudo hoje em dia: presentes de Natal, cursos on-line, passagens de avião e até imóveis. As perguntas a seguir são endereçadas aos profissionais do setor imobiliário: vocês estão sabendo usar o Marketing Digital para atrair novos clientes? Já ouviram falar em marketing imobiliário?

Mão feminina segurando Smartphone com imóveis na tela

Marketing Imobiliário Digital

As pessoas pesquisam cada vez mais na internet sobre imóveis. Com a abundância de serviços de listagem, ocorreu uma mudança no padrão tradicional: você tem que lutar mais do que nunca pelas suas vendas no cenário atual. Daí a importância do marketing imobiliário digital.

Segundo pesquisa divulgada pela Zap Imóveis em novembro de 2018, 60% dos contatos de corretores são provenientes do marketing imobiliário digital. Essa é uma tendência atual, mas que, no entanto, não começou agora. Foi um desenvolvimento gradual, que acompanhou a confiança dos consumidores nas informações, contatos telefônicos e buscas complexas dispostas nos sites.

Independentemente das estatísticas iniciais, as vendas de hoje não mentem: é crucial que as empresas desse segmento tenham presença de marketing imobiliário digital.

As três principais razões para o mercado de imóveis investir com segurança no marketing imobiliário digital, são: 

– Apresentação da marca;
– Busca por clientes;
– Envolvimento com os compradores.

Então, a partir dessa informação, as estratégias de marketing imobiliário digital devem ser pensadas.

1. SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

Importância do SEO

Não é exagero dizer que a maioria dos interessados em comprar imóveis inicia suas buscas com uma pesquisa no Google, portanto, você precisará prestar atenção especial no SEO. A sua concorrência muito provavelmente já está na internet, e a página de resultados do motor de pesquisa é a arena do jogo.

O SEO é o processo de otimização do seu site para que ele se classifique mais alto em uma SERP e, assim, ganhe mais visibilidade. É importante ressaltar que este é um processo contínuo, e que as ferramentas utilizadas nessa estratégia estão em constante atualização.

Clique aqui para entender melhor a importância de aplicar SEO no seu site

A otimização dos mecanismos de busca também depende das pesquisas de palavras-chave.
Você precisa saber o que seus leitores estão procurando especificamente. Como seu público-alvo será local e mais específico, será mais fácil segmentar a audiência pretendida.

Aqui estão algumas maneiras mais eficazes de impulsionar o SEO:

– Publicação de artigos que forneçam conteúdo de qualidade relevante para uma pesquisa de palavras-chave específica;
– Certifique-se de que seu site não tenha links quebrados ou páginas inacessíveis;
– Associe as contas de mídias sociais ao site;
– Certifique-se de que seu site é responsivo;
– Preste atenção ao tempo de carregamento das páginas: se a experiência do usuário não for positiva, o site pode ter alta taxa de rejeição;
– Se você publicar conteúdo de qualidade, dedicando tempo ao seu site, colherá os frutos desse trabalho no devido tempo. Avalie constantemente o que pode fazer para direcionar mais tráfego às suas páginas.

À medida que mais e mais conteúdo do mesmo site é indexado, sua classificação se torna cada vez mais apta a melhorar de posição e se destacar para os leitores em potencial.

O valor do novo conteúdo e da atividade consistente do usuário

Embora muitos sites tentem “manipular” o sistema com diversas estratégias, os mecanismos de pesquisa entendem que os usuários esperam resultados de pesquisa relevantes e atualizados. Por este motivo, o Google está constantemente atualizando seu algoritmo para garantir que o topo do seu ranking tenha indiscutível valor para os internautas.

Conteúdos novos que são informativos, envolventes e relevantes atraem audiência, assegurando também que ela deseja retornar na próxima vez que um novo texto, vídeo ou infográfico for disponibilizado. O Google reconhece essas visitas e recompensa os sites que geram esse tipo de atividade (de maneira orgânica), criando um ciclo virtuoso que garante ao conteúdo continuar sendo o “rei”.

Mesmo com os algoritmos sofisticados usados pelo Google – e outros mecanismos de pesquisa, a otimização de palavras-chave continua sendo um componente importante do SEO. Embora essa prática não seja mais recompensada do jeito que já foi um dia, ainda tem grande peso para colocar o seu site em boa posição no ranking do Google. Quando você publica regularmente, cria oportunidades para utilizar a otimização de palavras-chave orgânicas, que será recompensada com uma posição amplamente melhorada nos resultados da pesquisa.

SEO local

Enquanto otimizar o seu site para entrar na melhor posição ranking do motor de busca vai certamente ajudar o seu negócio, você provavelmente já pensa em uma abordagem mais direcionada. Não quer apenas visitas ao site: deseja segmentar tráfego local relevante. Parabéns, é agora que o trabalho realmente começa.

O Google Analytics fornece um relatório abrangente sobre quem está visitando seu site, sendo possível saber se está realmente atingindo um público dentro de sua cidade.
Se você quer competir on-line com grandes nomes do SEO, é preciso estreitar seu foco. Em vez de tentar capturar todo o interesse do mundo com os altos rankings do Google, considere investir em uma presença menor e mais localizada.

Desde melhorar componentes de suas páginas até se inscrever em poderosas plataformas de análise de SEO, os iniciantes podem facilmente usar as mesmas técnicas e ferramentas que os especialistas na área.

2. Call to Actions

Estratégia de CTAs

É importante ter CTAs (Chamadas para Ações) estrategicamente distribuídas no site, de modo a induzir o usuário a executar a atividade desejada. Alguns exemplos que você pode usar são:
– Botão de cadastro simples: bom para obtenção dos dados daquele leitor que visualizou o site por um tempo. A CTA de cadastro pode funcionar muito bem para enviar a ele opções generalizadas no site;
– Botão de cadastro para informações mais completas: neste caso, se o Lead já clicou para ver telefones e endereços dos empreendimentos, especialmente em casos de casas com características semelhantes, ou prédios que se encontram em bairros próximos, vale a pena disponibilizar e chamar atenção para a área de cadastro;
– Sentimento de urgência: vale a pena utilizar essa estratégia quando o botão anterior começou a ser usado, depois cadastrado, e houve uma interrupção, ou uma conversa no chat foi interrompida. Você pode oferecer promoções, desconto ou facilidades de pagamento.

Aprenda aqui a fazer Call to Actions

Com as informações em mãos, envie e-mail marketings com ofertas de casas e apartamentos próximos aos buscados. Envie novidades para seus leads, como novos imóveis ou promoções de vendas sem juros, por exemplo.

3. Atualização

Mantenha o site e as outras plataformas digitais sempre atualizadas, com os novos imóveis e informações sobre eles. As buscas precisam ter todos os dados catalogados, de modo a facilitar a experiência do visitante interessado em adquirir uma casa ou apartamento.

Por exemplo, uma caixa de pesquisas com categorias bem destrinchadas, irá economizar o tempo a ser gasto pelo usuário e as chances de ele continuar no site serão maiores do que a de migrar para outros. Dica: crie filtros para as buscas de imóveis, utilize pelo menos a seleção para cômodos, garagem, endereço e valores.

Conteúdo envolvente

Os usuários da internet valorizam conteúdo original e, assim, preferem os sites que mostram atualizações constantes, com o que é interessante individualmente. Se você deseja atrair e reter os visitantes de suas páginas é essencial oferecer algo de claro valor: conteúdo interessante, envolvente e atualizado com frequência.

Fazer isso é fundamental quando se trata de criar um público fiel de leitores que visitem o site regularmente, o que pode ser feito em vários momentos do dia, ou algumas vezes durante a semana. O importante é que a audiência esteja ciente de qual frequência esperar. Vale sempre lembrar: nunca prometa o que não sabe se pode cumprir. 

Ao criar conteúdo para seu site é importante lembrar o valor da diferenciação para que os visitantes sintam que o conteúdo encontrado em seu site não estará em nenhum outro lugar que possa visitar.

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