Conclusão do estudo do The Boston Consulting Group reforça a importância de anunciar na rede
By ShutterStock
Como os brasileiros lidam com anúncios na internet? Eles clicam nos links? Têm o hábito de fazer compras online? E as empresas e marcas, investem no marketing digital como deveriam?
Um novo estudo do The Boston Consulting Group, divulgado na terça-feira, 24 de julho, em primeira mão ao site da revista EXAME, traz algumas respostas.
Intitulado “Só Investir Não Basta – As Expectativas do Consumidor para Marketing Digital no Brasil”, o levantamento entrevistou mais de três mil consumidores. Os números mostram que eles são mais receptivos aos anúncios online que se imagina.
Relação dos consumidores com o marketing digital
• 56% dos usuários da internet disseram que estariam inclinados a clicar em um anúncio. A receptividade é ainda maior se o anúncio chegar por e-mail (77%) ou por resultados de busca (67%);
• Os consumidores também são adeptos das compras online. Ao todo, 65% já compraram algo pela internet. Até quando a compra será feita em uma loja física, 56% pesquisam online antes de partir para o mundo físico;
• A exposição a anúncios digitais, como era de se esperar, é alta. No último mês, quase 70% declararam que foram expostos a algum anúncio no e-mail ou em rede social, 56% em vídeos e 47% em banners de sites e resultados de busca;
• A influência dos anúncios digitais também é alta: 66% dos usuários da internet já fizeram alguma compra por causa de um anúncio online.
Segundo a pesquisa, 25% dos gastos de marketing no Brasil vão para o segmento digital. É pouco se comparado a outros mercados, como Estados Unidos (44% dos investimentos vão para o digital) e Reino Unido (61%).
Mas os investimentos do tipo crescem no Brasil. Desde 2011, cresceram 28%.
Os caminhos se abrem, também, porque a rejeição relativa ao marketing digital é baixa. Isso pensando que o uso de ad blockers no Brasil é baixo. Segundo a Kantar Media, apenas 16% dos brasileiros usam algum programa do tipo.
O caminho dos investimentos também deve seguir o rumo da personalização: o estudo mostrou que mais de 60% dos brasileiros estão dispostos a comprar uma marca ou serviço – e até trocar sua atual opção de compra – se sentirem que o serviço e a experiência serão mais personalizados.
(Por Guilherme Dearo, da revista Exame)
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