Como o marketing de conteúdo pode ser útil para consultórios e clínicas
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Como o marketing de conteúdo pode ser útil para consultórios e clínicas

Postado em 10 de agosto de 2018 | por
na categoria Marketing, Mídias Sociais
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Uma estratégia bem definida, com foco no conteúdo relevante, pode trazer ótimos resultados para as empresas desse setor

Quem é que nunca procurou esclarecer alguma dúvida sobre saúde na internet? De acordo com a pesquisa Jornada Digital do Paciente, realizada em 2016 pela empresa Minha Vida, que desenvolve produtos digitais relacionados à saúde, 94% das pessoas buscam informações nessa área em sites de pesquisa, como o Google. Ao todo, 78,3% dos entrevistados afirmaram que fazem as buscas antes e depois das consultas.

Tais dados só reforçam que o número de pesquisas na internet sobre doenças, tratamentos e sintomas é cada vez maior. Todavia, um levantamento da London School of Economics (LSE) revelou que 25% das pessoas deixam de verificar a confiabilidade das fontes de informação — um dado que deve estimular os profissionais sérios a produzir ainda mais conteúdo relevante na saúde, sempre com base nos parâmetros éticos estabelecidos pelos conselhos federais.

Em meio a esse cenário é muito importante dispor de uma estratégia de marketing adequada, a fim de que as empresas e os profissionais preservem a sua reputação e se destaquem em relação a concorrência. Vale lembrar, todavia, que apenas criar um site ou alimentar um perfil em uma rede social são iniciativas pouco eficazes. Nesse sentido, é fundamental produzir conteúdo relevante na área de saúde.

Quando abordamos a necessidade de sua empresa e os tipos de serviços que ela oferece serem facilmente encontrados no Google, estamos falando das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), as quais permitem melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de buscas. Mas como isso é possível? Com o foco em conteúdo relevante, planejado de acordo com a jornada de decisão dos pacientes.

Mapear a jornada

Entendemos como jornada de decisão as etapas pelas quais os pacientes passam até realizarem a escolha por um profissional da saúde ou tratamento. Sabia que é possível mapear esta jornada e direcionar a produção de conteúdo para o interesse do paciente em cada estágio em que se encontra?

Com base nessa jornada, entra o estudo de palavras-chave: saber os termos utilizados nas buscas na internet. Assim, é possível estruturar o conteúdo atendendo o interesse dos pacientes em cada momento. O resultado? Visibilidade para o profissional da saúde.

Alavancar a imagem

“O conteúdo relevante na saúde é o começo de uma trajetória que pode alavancar a imagem do profissional, clínica ou outra instituição da área no mundo digital. Com essa metodologia, o caráter ‘mercantilista’ deixa de existir e se inicia um relacionamento muito antes do paciente chegar ao consultório”, destaca Fernanda Daura, CEO da Santé Marketing em Saúde.

“Em vez das campanhas tradicionais, claramente comerciais, pense em fazer o seu marketing com base em conteúdo relevante na saúde. Utilize os recursos digitais disponíveis e adequados ao seu público-alvo. Site, blog e redes sociais irão ajudar você a obter visibilidade e credibilidade, dentro da ética”, acrescenta a especialista.

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