Modalidade de venda é realizada de dentro da empresa, o que pode aumentar a produtividade e reduzir custos
A sua empresa possui uma equipe de vendas e precisa fechar contratos? Caso a resposta seja “sim”, o modelo de Inside Sales pode ser o mais adequado para o seu negócio. Mas, para começo de conversa, você sabe o que é exatamente essa prática? Basicamente, o Inside Sales é a modalidade de venda realizada de dentro da empresa.
Funciona assim: o vendedor se aproveita da tecnologia (internet e telefone, por exemplo) para fazer reuniões à distância, reduzir custos com deslocamento e aumentar a produtividade. Em linhas gerais, trata-se de um modelo ideal para vendas com maior nível de complexidade.
O Inside Sales, que não deve ser confundido com o telemarketing – modelo antigo que tem foco em uma única ligação com um script previamente definido – se aplica à venda de produtos ou serviços mais complexos em que são necessários alguns encontros, a realização de demonstrações, a construção de planos de execução e um tempo de maturação para a compra.
É importante ressaltar que para que o modelo de Inside Sales seja executado de maneira eficiente, é fundamental pensar em uma estratégia de posicionamento baseada na produção de conteúdo de qualidade. Mas de que forma? Uma sugestão é disponibilizar materiais gratuitos através de landing pages com o objetivo de capturar contatos qualificados (leads) e facilitar a abordagem do vendedor.
Sete características fundamentais do Inside Sales:
1. Conhecer com quem se está falando (ex: cargo);
2. Conhecer a fundo a empresa com quem se está falando;
3. Conhecer o segmento da empresa e as principais notícias sobre ele;
4. Se posicionar como consultor e não como vendedor;
5. Demonstrar expertise e autoridade no assunto;
6. Ter sempre os próximos passos definidos (saiu de uma ligação já deixe outra marcada);
7. Estabelecer um alinhamento entre marketing e vendas para ajudar o processo.
Vale lembrar, entretanto, que a implementação do Inside Sales demanda testes no sentido de verificar qual é a resposta dos seus potenciais clientes. Nesse sentido, a mudança no modelo deve acontecer de maneira gradual, a fim de permitir que as equipes se adaptem aos novos processos.
Ah, também é fundamental contar com ferramentas que facilitem o modelo de promoção, vendas e gestão dos contatos, uma vez que eles tendem a começar a acontecer com maior intensidade e em maior número.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas