5 dados que você precisa saber sobre o IGTV, a novidade de vídeo do Instagram
Marketing Digital em um só Lugar: Criação de Sites, Inbound Marketing, Redes Sociais, Google Adwords, Google Street View e muito mais.

5 dados que você precisa saber sobre o IGTV, a novidade de vídeo do Instagram

Postado em 4 de julho de 2018 | por
na categoria Marketing, Tecnologia
tags , , , , , , ,
com 1 e 0

Novidade foi implementada no dia 21 de junho; empresa pretende pegar sua fatia no segmento dos vídeos verticais. 

O mercado de marketing digital e as redes sociais como um todo entraram em um verdadeiro alvoroço no dia 21 de junho, quando o Instagram colocou em operação o IGTV. Com a novidade, a empresa pretende pegar sua fatia no segmento dos vídeos verticais.

Já há algum tempo temos o YouTube e o Facebook mais consolidados no mercado de vídeos horizontais (e mais longos). A aposta do IGTV é entrar no mercado de vídeos longos e verticais. 

A especialista em marketing digital Camila Porto listou cinco dados que você e/ou sua empresa precisa (m) saber sobre o IGTV:

1) O que é o IGTV?

A primeira coisa é que o IGTV é mais um “puxadinho” no aplicativo do Instagram. Além do feed do Instagram (que deu origem ao app), temos o Stories, que são as publicações curtas e que ficam no ar por 24h. 

O IGTV é mais um canal de conteúdo dentro do Instagram. Na parte superior do app você verá o símbolo do IGTV (tipo uma televisão) onde entrará no feed de vídeos verticais e mais longos. Então, quando eu me refiro a Instagram, agora temos 3 possibilidades: feed, stories e IGTV. Cada um com suas particularidades. 

2) Por que o Instagram lançou esse app?

O IGTV é uma forma disruptiva de consumo de conteúdo, mais adaptada ao mobile. Mesmo já tendo o YouTube que é líder desse segmento, também no mobile. 

Mas um dado interessante é que, até 2021, 78% de todo o tráfego mobile na internet será com vídeos. Logo, abrir mais um canal de consumo desse formato, com vídeos mais longos do que os tradicionais 60 segundos, representa um grande passo do Instagram para ter mais audiência, mais produtores de conteúdo e mais um canal para exibir publicidade. 

3) Como você pode usar o IGTV?

Se você quiser apenas consumir o conteúdo do IGTV, pode usar o botão que citei acima dentro do próprio app do Instagram (o símbolo de televisão). 

Agora, se você quiser ter um canal no IGTV, como tem no YouTube, precisa baixar o app disponível para iOS oi Android e criar seu canal. A ideia de canal é a mesma do YouTube. Você pode subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.

4) Um novo terreno

Quando recursos assim saem é sempre bom estar por dentro para entender como se posicionar neles. Hoje, se destacar no YouTube é muito mais difícil se comparado quando ele surgiu. Temos casos também em outras redes como Snapchat onde pessoas hoje são consideradas influenciadoras porque “surfaram a onda no começo”. 

Segundo o CEO do Instagram, Kevin Systrom, “Agora estamos focando em engajamento… Mas, obviamente, é um lugar muito interessante para estar. Haverá muitos criadores (de conteúdo) ganhando dinheiro“. 

Se o seu intuito é ser um criador de conteúdo e viver disso, quanto antes você entender o jogo do IGTV, mais chances de você se destacar. Agora, se você quer entender como o IGTV pode ajudar seu negócio, aí é importante respirar fundo. 

5) Por onde começar no IGTV?

A primeira coisa a fazer é entrar no IGTV e estudar. Ver o que os primeiros canais estão fazendo, artistas, grandes empresas. Depois, pensar como você pode explorar os recursos do IGTV para o seu negócio. 

Se você já usa o YouTube, a lógica é muito parecida: procurar ter retenção dos seus vídeos para ser sugerido quando os usuários entrarem no IGTV. 

Mas, o mais importante é ter uma estratégia e ir entendendo o canal. Porém, mesmo que você ainda não esteja pronto para postar, crie seu canal. Assim, você já reserva seu espaço e pode ir trabalhando nesse planejamento. 

x

1 Comment

  • AntMiner Frimware
    on 29 de julho de 2018

    Nice article, i like it!

Comments are closed.

Fale Conosco pelo WhatsApp