Dicas para otimizar sua bio do Instagram

Postado em 18 de outubro de 2023 | por
na categoria Notícias
tags , , ,
com 0 e 0

tudo sobre bio do instagramA bio do Instagram é um espaço para você colocar informações importantes e estratégicas. Se você busca crescer o perfil de sua empresa nessa rede social, deve ficar atento ao que escrever em sua biografia. Assim como o texto da bio pode atrair a curiosidade de seu cliente, ele pode também acabar levando-o para outro lugar. Por isso, preste atenção em nossas dicas e otimize a descrição de seu perfil de forma mais eficaz.

O que é a bio do Instagram e para que serve?

A expressão bio do Instagram refere-se ao espaço que fica logo abaixo do nome de usuário que você escolheu colocar. Você consegue acessar esse espaço clicando na opção “editar perfil” na página inicial de seu perfil. No espaço, você tem até 150 caracteres para conseguir descrever o seu negócio, por isso, é fundamental ser breve, objetivo, mas criativo.

A principal função da biografia do Instagram é descrever o seu perfil, ou seja, conseguir fazer com que o usuário entenda o seu negócio e o que você pretende abordar naquele espaço. Assim, você deve utilizar esse espaço com sabedoria. Você deve incluir, por exemplo, informações sobre o seu ramo de atuação e sobre os temas que pretende abordar em seu perfil.

Além disso, se for uma informação relevante para seu negócio, deve também colocar a área geográfica em que atua. 

Mas isso não significa que você deve utilizar uma linguagem rígida. Pelo contrário, é importante ser atrativo para reter a atenção do cliente e despertar a curiosidade dele. 

Principais elementos da biografia do Insta

A bio do Instagram é composta por uma série de elementos, e não apenas a descrição do perfil. Então, a biografia é composta por uma imagem, pelo nome, a categoria da atividade, uma minibiografia, os destaques, o site (ou o link que você preferir) e os botões que indicam ações. 

Como fazer uma Bio do Instagram mais eficiente com 6 dicas

Agora vamos dar algumas dicas, para quem busca criar um bio do Instagram mais atrativa e funcional. 

1. Escolha uma boa foto

Apesar de a foto ocupar um espaço bem limitado da bio do Instagram, ela deve ser interessante e clara. E mesmo que você opte por colocar a sua logo nesse espaço, faça um recorte da logo inteligente, que caiba na imagem e que fique visível. 

Inclusive, a foto p/ode ser modificada quantas vezes você quiser, e é um excelente espaço para abraçar campanhas, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e afins. 

Portanto, sua foto não precisa ser estática, ela pode ser utilizada também como estratégia de marketing digital.

2. Invista na otimização da sua bio do Instagram para os buscadores

As redes sociais também aparecem nos buscadores como o Google, portanto, você deve criar uma bio inteligente, que também leve isso em consideração.

Assim, ao criar a sua minibiografia, identifique palavras-chaves relevantes e inclua no texto da bio.

Mas lembre-se de fazer isso com sabedoria, criando um texto legal e criativo, que tenha sua keyword dentro do limite de 150 caracteres.

3. Use links estratégicos na sua biografia

A bio do Instagram permite que você inclua até 5 links. Então use o espaço com sabedoria, a fim de que você coloque ali links estratégicos para o seu negócio. 

Por exemplo, você deve incluir links promocionais no espaço, já que o Instagram não permite incluir links em suas postagens no feed. Então sempre dá para vincular o anúncio de uma promoção à bio. 

E, claro, você pode também investir em ferramentas para organizar os links, a exemplo do linktree. Outra ferramenta que pode ajudar é aquela que faz o encurtamento dos links, para deixar o visual mais harmônico, como o bit.ly.

4. Nunca use hashtags em sua biografia do Instagram

Aqui vai uma dica importante do que você nunca deve fazer em sua bio do Instagram. Então nunca utilize hashtags no espaço da biografia, porque se o seu cliente clicar na hashtag ele sairá de seu perfil e entrará em um universo gigantesco de outras postagens com aquela hashtag.

Ou seja, ele pode se perder nesse universo e nunca mais voltar ao seu perfil. As hashtags são boas estratégias no final de suas postagens, no reels, até no story, mas nunca no perfil.

5. Utilize uma CTA – Call to Action no perfil de seu Instagram

As CTAs são chamadas, convites para o seu cliente fazer uma ação. Elas estimulam o seu cliente a adotar uma ação, como, por exemplo, acessar seu site, baixar um e-book, entrar em contato com sua equipe, assinar uma newsletter.

Mas claro que é bom associar essa ação a algum ganho para o seu cliente. Então ofereça algo interessante, como uma promoção, um conteúdo diferenciado, um desconto, a participação em um evento. 

A CTA em sua bio deve ter um vínculo com a estratégia de marketing digital.

6 Os emojis são bem-vindos na bio do Instagram

Sim, você pode e deve utilizar emojis no seu perfil do Instagram. Os emojis deixar a biografia mais leve e são muito representativos. Por isso, escolha as figuras que dialoguem com sua estratégia e que não apresentem qualquer sentido duplo. O emoji deve ser certeiro. 

Na dúvida, contrate uma empresa especializada em gestão de redes sociais para criar o perfil perfeito para seu negócio. 

x