Você sabia que o novo coronavírus (Covid-19) pode resistir por até três dias em superfícies como plástico e aço inoxidável? A conclusão consta em uma pesquisa recente publicada pelo “New England Journal of Medicine”, um conceituado periódico científico do Reino Unido. Frente aos perigos de contaminação, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre como impedir que o vírus entre ou se espalhe em sua casa depois das compras.
Entre as principais dúvidas estão como escolher e o que fazer com as sacolinhas de compra. De acordo com Marina Valente, gerente do segmento de embalagens médicas da DuPont, o ideal é ir ao mercado com sacolas reutilizáveis, de pano ou ecológicas (ecobags), que reduzem drasticamente o risco de contaminação.
“Ao levar uma sacola reutilizável de casa, há menor manipulação por outras pessoas, reduzindo os riscos de infecção se compararmos com sacolinhas de plástico dos supermercados. O consumidor deve levar sua sacola reutilizável e só usá-la efetivamente na hora de guardas as compras”, afirma Marina.
“Após guardar as compras, o consumidor deve imediatamente lavar as sacolas reutilizáveis com água e sabão para evitar que, eventualmente, o vírus permaneça naquela superfície”, explica. Veja neste link um passo a passo de como lavar sua sacola reutilizável. “No caso de sacolinhas comuns de plástico, o ideal é jogá-las no lixo logo após guardar os produtos”.
A primeira dica ao chegar em casa após a ida ao mercado é não entrar diretamente com as compras, deixando-as no carro ou na superfície mais limpa possível. Antes de tudo, deixes os sapatos na porta e troque de roupa (colocando a roupa que foi ao mercado imediatamente para lavar). Depois disso, tome banho ou higienize suas mãos (neste link você pode ver o procedimento correto para lavar as mãos).
“O próximo passo é colocar as sacolas de compras em uma superfície fácil de limpar posteriormente – de preferência, de pedra ou vidro. Retire os itens um a um e limpe as embalagens com água e sabão ou álcool em gel 70º antes de guardá-las”, ensina Marina.
Quando possível, guarde alimentos sem as embalagens originais. Para isso, abra os pacotes e jogue-os na lixeira imediatamente. Só manuseie os produtos após lavar novamente as mãos. Higienize-os e guarde-os em local próprio e limpo. Frutas e verduras podem ser higienizadas com imersão em solução de água sanitária (sem alvejante) ou hipoclorito de sódio.
Depois de guardar as compras e lavar as sacolas reutilizáveis, limpe bem a bancada onde as sacolas de compras estavam e volte a higienizar as mãos corretamente. “É muito difícil conseguir impedir a Covid-19 de entrar em casa, mas, adotando os procedimentos corretos, podemos reduzir muito os riscos de contato via superfície”, diz.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas