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Em tempos de pandemia por conta do novo coronavírus (Covid-19), a adoção de home-office entre as pequenas e médias empresas (PMEs) foi um movimento necessário para manter negócios e pessoas vivos e saudáveis. No entanto, como muitas organizações não tinham o hábito relacionado a tal prática, é completamente natural que funcionários e gestores sintam algumas dificuldades, o que gera verdadeiros desafios a serem superados.
De acordo com o especialista em marketing de conteúdo Kellison Ferreira, o trabalho remoto traz consigo várias questões, e há uma potencialização de algumas delas quando essa atividade literalmente é feita em casa, o que acontece durante a pandemia. A seguir, entenda alguns desses pontos e saiba como é possível superá-los.
Segundo uma pesquisa recente desenvolvida pela empresa de softwares empresariais Capterra, 59% das PMEs estão trabalhando remotamente devido à Covid-19. O Brasil lidera essa ranking em nível mundial, com 77% de trabalhadores remotos em tempo integral. A França, por sua vez, apresenta o número mais baixo (44%). Conforme o mesmo levantamento:
A produtividade é sempre uma questão importante para qualquer empresa, cabendo aos gestores monitorá-la. Mas há um desafio concreto em mantê-la durante o trabalho em home office, primeiramente pela ausência de um ambiente totalmente adequado. Mesas, cadeiras, o silêncio necessário, as ferramentas ideais e alguns outros fatores podem pesar.
A produtividade é um fator essencial, mas ela também deve ser vista de modo diferente no período de pandemia. Gestores devem se preocupar com a qualidade do trabalho dos seus colaboradores, considerando um momento de instabilidade emocional e adequação complexa.
Os processos vão mudar durante o período de home-office na pandemia. Afinal, não dá para exigir os mesmos hábitos e práticas comuns ao que era visto antes de o mundo mudar.
Por isso, flexibilizar os processos é um caminho saudável e que realmente pode trazer os resultados definidos no planejamento estratégico.
Os colaboradores precisam ser avaliados pelo que eles conseguem produzir, ou seja, o importante é que eles consigam gerar os resultados previstos.
Se a comunicação falhar e se em algum momento as reuniões por chamada de vídeo não saírem como planejado, é importante dar peso menor a essas questões, especialmente se os resultados estão bons.
A comunicação pessoal e próxima é essencial nas relações de trabalho, ou, pelo menos, era até o momento atual. Por isso, é urgente adaptar a maneira de falar com os colaboradores, tornando-a clara e adequada.
A melhor forma de fazer isso é buscar ferramentas mais modernas e qualificadas, além de ter uma nova visão sobre o diálogo cotidiano necessário.
O diálogo bidirecional é ainda mais essencial, dando voz tanto aos gestores quanto aos colaboradores, os quais também precisam de espaço para expor dificuldades, inseguranças e necessidades durante o período.
Algumas dicas para melhorar a comunicação são:
A adoção de home office entre PMEs pode também gerar certa insegurança em quem está em cargos de gestão, conduzindo equipes e na expectativa de resultados e produtividade.
Os gestores precisam entender que a distância física não representa menor entrosamento e dificuldades em manter a autoridade diante dos colaboradores.
Um dos problemas que podem ocorrer são as práticas de microgerenciamento, com gestores cobrando de perto e constantemente os colaboradores.
Essa postura pode soar como controladora e autoritária, gerando um ambiente de mais estresse em um momento que já tem um peso emocional grande para os trabalhadores.
Um ponto importantíssimo do trabalho em home-office PMEs e que se configura como um desafio é manter práticas seguras ao acessar contas e arquivos em nuvem e operar sistemas remotos.
A pesquisa do Capterra apontou um problema simples, mas que pode gerar consequências mais graves: apenas 36% dos funcionários das PMEs usam senhas consideradas fortes.
Com base nessa importante questão, o Capterra desenvolveu um infográfico que mostra um pouco mais sobre a segurança, com dados que reforçam o quanto os gestores precisam dar atenção ao assunto.
Evitar problemas de segurança na rotina das empresas é simples, e aqui vão algumas dicas importantes:
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