O marketing digital é uma realidade da qual não dá para fugir quando o assunto é vendas online. A internet derrubou as barreiras geográficas e possibilitou um alcance nunca antes imaginado. Mas diante de um contexto em que a concorrência surge de qualquer lugar do país – e até de fora dele -, é necessário estabelecer um planejamento estratégico sólido e personalizado, que vislumbre as alternativas capazes de fazer uma marca se diferenciar e chegar ao seu público-alvo. Uma das ações mais relevantes para atingir esse objetivo é a campanha de marketing digital. Nesse artigo, então, traremos as principais dicas para montar uma ação de sucesso, que resulte em números significativos para o seu negócio.
Campanha de marketing digital é um conjunto de medidas adotadas conjuntamente nos meios online, com o intuito de promover alguma coisa. Essa “coisa” pode ser uma solução, um produto/serviço, lançamento, curso ou até mesmo a marca em si. A intenção principal é aumentar o alcance da ação, fazendo com que aquela informação chegue ao público certo.
Mas quais seriam então as principais razões para você apostar nas campanhas digitais?
Aumentar o alcance e visibilidade da marca
As campanhas de marketing digital ajudam a marca a chegar no cliente potencial, por meio da segmentação de público. Assim, a marca atinge inclusive pessoas que sequer sabiam de sua existência, mas que se interessam por seu produto/serviço.
Ao chegar até o público-alvo correto, a consequência é o aumento da base de clientes da marca. A partir da implementação simultânea de um plano de ação de marketing digital, a tendência é o aumento das vendas.
A campanha de marketing digital também possui o condão de estabelecer laços mais fortes com o cliente. Essas iniciativas são fundamentais para criar identificação, empatia e sensação de pertencimento, o que contribui para a construção de uma comunidade digital engajada.
Agora que você já entendeu os motivos pelos quais deve sim investir nas campanhas de marketing digital, preste atenção nas 5 orientações que devem nortear a criação desse projeto.
Toda campanha de marketing digital deve ter um direcionamento claro, a fim de que você consiga obter os resultados esperados. Não é recomendado fazer campanhas genéricas, porque todo o conteúdo deverá ter foco específico no resultado que se espera.
Se você não sabe o que quer, dificilmente o seu cliente adotará o comportamento que você espera com a campanha. Então, trace objetivos claros. Tanto em relação ao objeto da campanha quanto em relação ao que se espera atingir com ela.
Uma campanha de marketing digital só funciona quando o público-alvo é definido corretamente. Então, você precisa conhecer de fato quem é o consumidor do seu produto/serviço, para que seja feita uma segmentação correta.
Mas o importante aqui não é apenas conhecer o seu público-alvo, e sim conhecer quem você quer atingir com aquela campanha determinada. Aí sim, será possível identificar as características específicas de quem deve receber aquelas informações.
Por exemplo, se você quer fazer uma campanha para lançar um curso presencial em um estado A, não adianta segmentar genericamente pelo público. Nesse caso, você precisa selecionar pessoas que residam naquela localidade. Por isso, é necessário dar atenção especial à segmentação.
É essencial que você tenha o orçamento definido para a campanha de marketing digital, porque a partir do valor a agência poderá montar uma estratégia que caiba nessa verba.
Ao conhecer o valor a ser investido, a agência de marketing digital otimizará os recursos, alocando os valores nas ações que valem a pena para o seu negócio.
Outro ponto importante neste tópico é que você deve ouvir a equipe que vai cuidar das ações, a fim de entender a maneira como esse orçamento será distribuído.
Existem inúmeras formas de se montar uma campanha de marketing digital, por isso é importante definir previamente quais serão os canais e ferramentas utilizados. As estratégias podem incluir ações no Google Ads, e-mail marketing, redes sociais, buscas orgânicas etc.
São inúmeras as vantagens de se contratar uma agência de marketing digital. Você terá um time altamente especializado no assunto, que criará um planejamento personalizado para seu negócio. Mas com a rápida disseminação de informações pela internet sobre o marketing digital, você deve ficar atento na hora de escolher os profissionais que cuidarão de suas campanhas.
As ferramentas que veiculam as campanhas apresentam muitas particularidades, e é necessário conhecer profundamente essas minúcias, para que as ações sejam assertivas e eficientes. Então, se você não quer errar nesse quesito, entre em contato com a Abrasivo Digital. É uma agência que nasceu no digital e com foco total em resultados.
A Abrasivo possui uma equipe altamente qualificada e as mais modernas ferramentas disponíveis no mercado para otimizar as campanhas de marketing digital.
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