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O marketing multicanal aumenta suas vendas. Veja como

Postado em 17 de janeiro de 2025 | por
na categoria Notícias
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Muito se fala em marketing multicanal nos últimos tempos. E, inclusive, ela surge como mais uma das tendências de marketing digital para 2025. Mas o que significa esse conceito e quais os benefícios que a ação traz para uma marca? É o que você vai saber ao ler esse artigo. Além disso, daremos dicas de como implementar essa abordagem na gestão empresarial, que fará toda a diferença nos resultados do negócio.

Conceito de marketing multicanal 

O marketing multicanal é uma estratégia que aposta nas ações de marketing e na divulgação de campanhas em meios de comunicação variados de forma simultânea. Assim, a marca consegue se relacionar com públicos diversos e elevar de forma significativa o alcance de potenciais consumidores.

Mas apesar de parecer uma abordagem simples, ela traz alguns desafios. Como cada plataforma possui características particulares, é essencial promover as adaptações para que a campanha dialogue com o público de cada plataforma.

Assim, deve-se entender o comportamento do consumidor em cada meio e a forma de comunicação mais apropriada para criar uma conexão com ele. A partir daí, as campanhas precisam passar por adaptações, a fim de que consigam efetivamente impactar as pessoas.

Vantagens da estratégia multicanal 

Estar presente em plataformas diferentes traz uma série de benefícios e vantagens para a marca. Por isso o marketing multicanal desponta entre as principais tendências, mantendo-se como uma estratégia consistente e sólida. Ainda mais nesse momento de desenvolvimento contínuo do digital e do surgimento veloz de novas ferramentas para se comunicar. 

Então quais seriam esses benefícios?

  • Aumentar o alcance e a visibilidade da marca;
  • Ter estratégias mais consistentes, unificando e potencializando a mensagem que a marca quer passar;
  • Chegar até o consumidor onde quer que ele esteja;
  • Promover mais engajamento;
  • Ampliar a comunidade digital;
  • Criar novos canais de comunicação e contato;
  • Monitorar as menções à marca em mais plataformas;
  • Administrar com mais eficiência a prevenção de crises;
  • Investir no fortalecimento do brand awareness, ou seja, na lembrança da marca e em seu reconhecimento e percepção pelos consumidores;
  • Consequentemente, gerar mais oportunidades de negócios.

Principais canais

O marketing tradicional lidava com uma quantidade bem restrita de canais de comunicação. Basicamente, tínhamos os veículos impressos (jornais, revistas etc), outdoors, rádio e TV. Porém, com o avanço tecnológico e o surgimento das novas ferramentas de comunicação, esse cenário mudou.

Hoje, temos uma variedade gigantesca de veículos que viabiliza uma estruturação bem rica do marketing multicanal. São alguns deles, por exemplo:

  • Continuamos com os veículos tradicionais citados acima: meios impressos, rádio e TV;
  • Redes sociais de diferentes formatos (por exemplo, Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, Whatsapp, Tik Tok, X (antigo Twitter etc);
  •  Sites que avaliam a reputação das mercas (por exemplo, o Reclame Aqui);
  • Aplicativos que oferecem serviços variados;
  • Sites, blogs, marketplaces e commerces; 
  • E-mails;
  • Chatbots e chats em geral;
  • SMS;
  • Lojas físicas.
  • Sites de buscas (por exemplo, o Google).

Como montar um planejamento de marketing multicanal?

Apostar em ações de marketing multicanal faz com que a marca consiga dialogar com o cliente na plataforma que ele prefere utilizar. Ou seja, você consegue dispersar e ao mesmo tempo expandir a sua área de alcance. Mas, obviamente, para que todas essas vantagens aconteçam, é necessário montar um plano de ação conciso.

Replicar a mesma ação em veículos diferentes pode gerar um efeito rebote, criando a antipatia do cliente pela sua marca. Mas por que isso acontece? Porque você precisa conhecer o perfil, adaptar a linguagem e o formato da ação dentro de cada canal. Assim, conseguirá criar conexão e fazer com que aquele grupo de pessoas não apenas compreenda a mensagem, mas desenvolva alguma emoção ou sentimento positivo pela sua marca. 

Abaixo, listamos algumas dicas para guiar o planejamento. Todavia, o ideal mesmo é que você conte com serviços especializados de uma agência digital que possua o conhecimento técnico necessário e as ferramentas mais modernas para otimizar as ações. Assim, você terá ações personalizadas para sua necessidade e focadas em resultados reais. Vamos às dicas:

  • Identifique a persona do seu produto/serviço;
  • Investigue onde essas pessoas estão, em quais canais elas marcam presença;
  • Estude o formato e linguagem do seu cliente potencial em cada canal;
  • Foque na experiência do cliente específica para cada plataforma;
  • Considere a nutrição dos clientes potenciais em relação às etapas do funil de vendas;
  • Escolha a campanha para veicular e faça as adaptações necessárias a cada uma das plataformas;
  • Faça a estimativa de custos e defina os investimentos em cada plataforma;
  • Acompanhe o desempenho em tempo real e monitore os retornos;
  • Faça o levantamento de resultados.

Por fim, não esqueça de alinhar a comunicação entre os seus setores de marketing, vendas e atendimento. É fundamental que o discurso da marca esteja bem delineado para recepcionar os clientes que estão chegando e promover a fidelização. 

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