Muito se fala em marketing multicanal nos últimos tempos. E, inclusive, ela surge como mais uma das tendências de marketing digital para 2025. Mas o que significa esse conceito e quais os benefícios que a ação traz para uma marca? É o que você vai saber ao ler esse artigo. Além disso, daremos dicas de como implementar essa abordagem na gestão empresarial, que fará toda a diferença nos resultados do negócio.
O marketing multicanal é uma estratégia que aposta nas ações de marketing e na divulgação de campanhas em meios de comunicação variados de forma simultânea. Assim, a marca consegue se relacionar com públicos diversos e elevar de forma significativa o alcance de potenciais consumidores.
Mas apesar de parecer uma abordagem simples, ela traz alguns desafios. Como cada plataforma possui características particulares, é essencial promover as adaptações para que a campanha dialogue com o público de cada plataforma.
Assim, deve-se entender o comportamento do consumidor em cada meio e a forma de comunicação mais apropriada para criar uma conexão com ele. A partir daí, as campanhas precisam passar por adaptações, a fim de que consigam efetivamente impactar as pessoas.
Estar presente em plataformas diferentes traz uma série de benefícios e vantagens para a marca. Por isso o marketing multicanal desponta entre as principais tendências, mantendo-se como uma estratégia consistente e sólida. Ainda mais nesse momento de desenvolvimento contínuo do digital e do surgimento veloz de novas ferramentas para se comunicar.
Então quais seriam esses benefícios?
O marketing tradicional lidava com uma quantidade bem restrita de canais de comunicação. Basicamente, tínhamos os veículos impressos (jornais, revistas etc), outdoors, rádio e TV. Porém, com o avanço tecnológico e o surgimento das novas ferramentas de comunicação, esse cenário mudou.
Hoje, temos uma variedade gigantesca de veículos que viabiliza uma estruturação bem rica do marketing multicanal. São alguns deles, por exemplo:
Apostar em ações de marketing multicanal faz com que a marca consiga dialogar com o cliente na plataforma que ele prefere utilizar. Ou seja, você consegue dispersar e ao mesmo tempo expandir a sua área de alcance. Mas, obviamente, para que todas essas vantagens aconteçam, é necessário montar um plano de ação conciso.
Replicar a mesma ação em veículos diferentes pode gerar um efeito rebote, criando a antipatia do cliente pela sua marca. Mas por que isso acontece? Porque você precisa conhecer o perfil, adaptar a linguagem e o formato da ação dentro de cada canal. Assim, conseguirá criar conexão e fazer com que aquele grupo de pessoas não apenas compreenda a mensagem, mas desenvolva alguma emoção ou sentimento positivo pela sua marca.
Abaixo, listamos algumas dicas para guiar o planejamento. Todavia, o ideal mesmo é que você conte com serviços especializados de uma agência digital que possua o conhecimento técnico necessário e as ferramentas mais modernas para otimizar as ações. Assim, você terá ações personalizadas para sua necessidade e focadas em resultados reais. Vamos às dicas:
Por fim, não esqueça de alinhar a comunicação entre os seus setores de marketing, vendas e atendimento. É fundamental que o discurso da marca esteja bem delineado para recepcionar os clientes que estão chegando e promover a fidelização.
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