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A segmentação de leads correta é crucial para o perfeito funcionamento de todas as estratégias de marketing digital. Você precisa saber exatamente quem vai atingir antes de disparar uma ação. Você precisa ter clareza de qual perfil é o alvo ideal, quem é um potencial cliente. Não adianta montar um plano de marketing digital perfeito, se você não consegue determinar com precisão o público. Portanto, nesse artigo, falaremos mais sobre a segmentação de leads, sua importância, e traremos dicas de como ser assertivo nessa etapa de sua campanha.
A segmentação de leads é um processo que envolve a definição clara e objetiva do perfil do público potencial da marca. É a maneira de identificar quais grupos específicos dentro das plataformas digitais deverão ser atingidos pela ação da marca.
É importante ter em mente que, dentro de um nicho de mercado, existem comunidades de consumidores diferentes. Cada grupo toma a decisão de compra pautada em critérios diferentes. Assim, é necessário montar estratégias específicas, que não apenas façam a oferta da solução, mas que também promovam a nutrição de informações desse cliente. Assim, ele será conduzido dentro da jornada de compras até a decisão final de escolher uma determinada solução para resolver o seu problema.
A segmentação, portanto, visa justamente compreender e determinar quem é o público-alvo daquela ação. Porque toda a estratégia de conteúdo deverá ser montada para satisfazer os interesses e necessidades desse grupo de pessoas, que tem tal perfil específico.
Fazer a segmentação de leads de forma apropriada torna as ações de marketing digital mais assertivas e eficientes. Ou seja, os resultados vêm, porque todo o planejamento de conteúdo terá sido pensado e executado considerando os desejos dessas pessoas.
Isso otimiza não apenas esses resultados, mas também os investimentos e o tempo. Quando uma marca consegue determinar o público-alvo, as ações no marketing digital costumam dar retornos excelentes.
E vale lembrar aqui que a segmentação serve não apenas para vender a solução. Ela também deve ser utilizada para atrair pessoas interessadas.
O melhor caminho para iniciar o procedimento de segmentação de leads tem a ver muito mais com a própria marca do que com o público que ela vai atingir. Então, nesse sentido, é importante ter clareza sobre seus valores e posicionamento. Essas informações são indispensáveis para subir um degrau no plano de marketing digital e partir para a compreensão do público.
Existem inúmeros critérios que viabilizam a segmentação. Por exemplo, é possível utilizar dados demográficos, geográficos, comportamentais, psicográficos e pessoais. Mas lembre-se que a forma de consumo no digital é bem diferente do presencial. Então, é relevante entender também sobre o trajeto que esses grupos de pessoas percorrem a partir da identificação do seu problema até a efetivação da compra.
Responder alguns questionamentos é um bom caminho para começar essa jornada:
Aqui estão apenas algumas perguntas que precisam de respostas, a fim de auxiliar no processo de segmentação. O entendimento desse cenário ajudará na estruturação dos investimentos, e ficará mais fácil definir em que grupos e plataformas investir, para se posicionar adequadamente atingir o alvo certo.
O processo de segmentação de leads não é simples, requer conhecimento avançado sobre técnicas, ferramentas e plataformas. Por isso, o ideal é que sua empresa contrate o suporte de agências digitais especializadas para realizar essa atividade. Mas é importante sempre ter um conhecimento básico sobre o tema, a fim de conseguir compreender e negociar as propostas que a agência apresentar.
É imprescindível definir o seu público-alvo com o máximo de detalhamento possível. Somente assim será possível fazer uma boa segmentação de leads. Então, desenvolva o seu documento de personas e utilize-o para alcançar o público certo.
A coleta de dados pode ser implementada de diversas formas. Então, você deve utilizar o máximo de ferramentas para cumprir essa função. Por exemplo, formulários, cookies de rastreamento, listas de desejo, pesquisas de satisfação.
Dentro da variedade de itens que permitem segmentação, como já falamos no início desse texto, você precisa escolher quais considerar. Então, avalie os critérios demográficos; os históricos de compra, interação e navegação; o lead scoring; as preferências; e se negócio é B2B, observe também o perfil da empresa.
O processo de segmentação de leads envolve outras questões estratégicas. E se você quer ter eficiência na definição de público, entre em contato com a Abrasivo Digital.
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