6 tendências de marketing digital para 2024

Postado em 5 de fevereiro de 2024 | por
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conheça tendências de marketing digital para 2024O planejamento de marketing digital deve estar sempre conectado com as tendências. E isso implica em dizer que todo plano de ações é dinâmico e precisa acompanhar as novidades. Havendo necessidade, precisa passar por ajustes, a fim de se adaptar ao que realmente funciona e traz resultados. Especialmente quando a análise do mercado, do comportamento de consumo e das ferramentas aponta para novos horizontes. Nesse artigo, traremos 6 tendências de marketing digital para 2024, com o intuito de você avaliar o que tem feito em suas estratégias no online. 

Benefícios de conhecer as tendências de marketing digital

As tendências de marketing digital surgem a partir do comportamento do mercado. Então, conhecer as tendências coloca a empresa um passo à frente da concorrência, porque permite que ela construa um planejamento estratégico mais eficaz. São muitos os benefícios de se antecipar no que tange às tendências, como, por exemplo:

  • Estar mais preparado para promover mudanças e adaptações;

  • Sair à frente da concorrência;

  • Manter uma experiência do cliente positiva;

  • Conhecer novos formatos e ferramentas com antecedência;

  • Compreender os novos hábitos do mercado consumidor.

Principais tendências de marketing digital para 2024

Agora vamos ao que importa, traremos aqui 6 tendências de marketing digital para 2024. Claro que existem inúmeras tendências, que surgem ao longo do tempo, que sofre mutações e se adaptam às novas realidades. Por isso é fundamental entregar o seu planejamento de marketing digital a uma equipe de profissionais experiente.

Assim, você conseguirá acompanhar essas tendências em tempo real, aplicar aquelas novidades que fazem sentido ao seu negócio e promover as mudanças necessárias para manter a conexão com seu cliente. E se você busca trazer essa expertise em marketing digital para seu negócio, entre em contato com a equipe da Abrasivo Digital e dê um passo largo rumo ao seu crescimento. 

1. Uso de ferramentas de inteligência artificial 

A inteligência artificial está aí e não dá para ignorar essa realidade. Essa é uma importante tendência do marketing digital para 2024, com o objetivo de trazer mais produtividade à rotina de trabalho. A questão aqui é conseguir identificar de que forma e em quais situações cabe utilizar a IA, a fim de que se faça o uso responsável dessa tecnologia

2. Valorização maior do conteúdo que reflete a cultura da empresa

O conteúdo mais antenado com os valores reais da marca estão em alta para 2024, porque criam conexão e familiaridade. Isso significa que as estratégias de marketing digital devem explorar esse tipo de conteúdo, para estreitar o nível de identificação do cliente com aquela marca. Cada dia mais, a personalização e a humanização vêm ocupado espaço nas ações. Então, se posicionar acerca de assuntos sociais relevantes passa a assumir importância, assim como mostrar a empresa em ação.

3. Atenção total ao cliente, com mais interações personalizadas

Outra tendência de marketing digital para 2024 é a personalização das interações com os clientes. Ou seja, a marca deve deixar claro nas interações que aquele cliente importa, que ele merece atenção. Aqui também vale ficar atento à personalização nessa interação, para que ela amplifique a sensação de pertencimento do cliente à comunidade de seu negócio.

4. Segmentação ainda mais especializada para produtos/serviços específicos

Que a segmentação é fundamental ninguém duvida, mas a partir de agora a segmentação assume um novo desafio. A teoria do nicho dentro do nicho surge com força entre as tendências de marketing digital para 2024. Isso acontece justamente para poder fazer uma entrega personalizada a seu cliente, de um produto/serviço cada vez mais adequado a sua necessidade.

5.  Conteúdos partilhados por clientes reais surge entre tendências de marketing digital para 2024

Uma nova categoria de influenciador digital surge no meio das tendências de marketing digital para 2024, que é o influenciador comum, o consumidor real daquele produto/serviço. Por isso, investir nesse público deve ser uma das apostas das marcas que buscam ampliar o seu alcance e posicionamento no mercado. O chamado mundo real conquista espaço nas estratégias, ampliando a credibilidade da marca

6. Respeito à privacidade dos dados e às decisões do cliente

Aqui entra um aspecto legal, que tomou uma proporção gigantesca com a Lei nº 13709/18, a chamada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, o cliente está cada dia mais consciente do uso de seus dados, especialmente em razão dos danos e prejuízos vivenciados nos últimos anos, devido aos inúmeros vazamentos de informações. Portanto, se você quer conquistar seu cliente – e também evitar problemas judiciais – foque em ações para garantir a proteção de dados.

Como alavancar os negócios com as tendências de marketing digital para 2024?

Já antecipamos no decorrer do texto, e vale a pena repetir. Esses são apenas alguns exemplos das tendências que estão em alta. Para ter um planejamento personalizado e conectado com a realidade de seu segmento de mercado, contrate uma agência de marketing digital focada em resultados que esteja apta para oferecer um pacote de serviços conectado com a necessidade de seu negócio.

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