Atualização do Google: o que trouxe o October 2023 Core Update

Postado em 1 de novembro de 2023 | por
na categoria Notícias
tags , ,
com 0 e 0

tudo sobre October 2023 Core UpdateO October 2023 Core Update é a nova atualização do Google e promete melhorias no algoritmo do site de buscas. A ideia da empresa é potencializar a classificação de suas pesquisas para promover ainda mais os conteúdos de qualidade. Ou seja, mais uma medida que prioriza o conteúdo de valor

A atualização foi lançada em 5 de outubro de 2023, mas só foi concluída no dia 19 do mesmo mês. Então a implementação levou exatos 14 dias e causa um grande impacto em todos os sites otimizados com o SEO que já estão na base de dados do Google.

Vamos saber agora um pouco mais sobre esses impactos e o que fazer. 

O que mudou com o October 2023 Core Update?

A atualização do Google causa impacto em absolutamente toda comunidade SEO. Por ser uma atualização global, ela alcança todas as regiões e todos os idiomas. Apesar do alcance amplo da October 2023 Core Update e de afetar todos os conteúdos disponíveis no Google, a implementação não traz penalizações, mas valoriza as boas páginas que estão na web. 

Inclusive um dos recursos que sentirá bastante essa mudança é o Google Discover. Sabe aquela parte da pesquisa do Google que oferece às pessoas conteúdos relacionados com seus interesses, a partir das atividades que elas executam na web e nos aplicativos? Pois é. A nova atualização do Google apertou as rédeas de diretrizes para o seu conteúdo aparecer ali. 

E isso traz reflexos diretos nos resultados das buscas orgânicas dos sites. 

Como saber se eu fui impactado pela nova atualização do Google?

Agora que a implementação do October 2023 Core Update foi concluída, é hora de fazer uma análise geral dos conteúdos que você tem em seu site, porque a nova atualização do Google traz reflexos diretos nos resultados das buscas orgânicas.

Então, a recomendação é que você faça um estudo detalhado de seus resultados a partir de 19 de outubro de 2023. Passados um ou dois meses, faça um comparativo de seus resultados nas buscas orgânicas anteriores à mudança e observe o impacto direto da atualização nessas respostas. 

Meus resultados nas buscas orgânicas caíram. O que fazer?

Se você chegou à conclusão de que os resultados de suas páginas caíram depois da implementação do October 2023 Core Update, é hora de fazer uma revisão geral de seus conteúdos. Esse é o momento ideal para fazer tal revisão, já que a mudança está recém-implantada. Então, dá tempo de correr e recuperar o prejuízo. 

O ideal é estudar detalhadamente as novas implementações e verificar o que o Google está exigindo agora. A partir daí, é fundamental levantar os artigos por ordem de prioridade e começar a revisão atualizando o conteúdo para atender a essas novas diretrizes. 

Mas se o seu time não está apto a realizar essa importante análise, é hora de investir na contratação de uma empresa especializada no assunto. Entre em contato com a Abrasivo Digital, a agência especialista em marketing digital e SEO.

A equipe da Abrasivo Digital é especialista em marketing digital e em produção de conteúdo de valor. Ou seja, sempre que as atualizações do Google tratarem de conteúdo de qualidade, os clientes da Abrasivo só terão benefícios com as mudanças. 

A agência está focada em acompanhar todas as novidades trazidas pelo Google, a fim de manter o conteúdo de seus clientes sempre em conformidade com as diretrizes e atualizações que surgem. 

Além disso, é importante chamar a atenção para um detalhe. O Google também promete fazer novas atualizações em seu algoritmo sem a obrigação de comunicar as mudanças. Apenas as atualizações mais significativas são mencionadas ao público. 

Ou seja, quanto mais a produção de seu conteúdo tem qualidade e sua equipe está antenada com as mudanças, menos ela sentirá impactos negativos com as novidades que estarão por vir

O October 2023 Core Update é a mesma atualização de spam que o Google lançou também em outubro?

Não, o October 2023 Core Update é uma atualização específica para melhorar as entregas do Google às buscas dos usuários. A questão é que também em outubro de 2023 o Google lançou também uma outra atualização, com o objetivo de combater o spam. 

O Google já possui um avançado sistema de identificação de spam em suas buscas, chamado de SpamBrain e baseado em Inteligência Artificial. Mas o buscador sempre promove ações para melhorar o funcionamento desse sistema. A essas melhorias o Google também dá o nome de atualizações de spam, e foi isso que aconteceu simultaneamente à implementação do October 2023 Core Update.

Então, se a atualização de spam está afetando os resultados de buscas de um site, é necessário consultar as políticas de spam do Google, a fim de verificar se o site está atendendo às orientações do buscador. 

x