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A inteligência artificial chegou ao mundo causando muito burburinho. Havia um grande receio e especulação de que as máquinas substituiriam os humanos. Na área do marketing digital, cogitava-se uma onda de desemprego e a atuação exclusiva da máquina na criação de conteúdo, estratégias, planejamentos e afins. Mas não é bem assim. Quando utilizada de maneira pensada e planejada, a inteligência artificial pode auxiliar no marketing digital. Então fique até o final desse texto, para compreender os reais impactos da inteligência artificial no marketing digital.
A inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que atuas no estudo e desenvolvimento de tecnologias e máquinas com capacidade de reproduzir de forma autônoma a atividade humana, seja na realização de tarefas, seja na tomada de decisões.
O que parecia um sonho distante se tornou realidade já há alguns anos, a inteligência artificial faz parte do nosso dia a dia. Hoje, podemos identificar a sua presença estabelecida em diversos setores do nosso dia a dia. Existe inteligência artificial por trás dos assistentes de voz (Alexa, Siri e afins), do reconhecimento facial, procedimentos cirúrgicos e do atendimento via chatbots, por exemplo.
Mas com o lançamento do ChatGPT, o uso cotidiano da tecnologia ganhou uma nova dimensão. A partir de uma combinação de dados e algoritmos, a Inteligência Artificial incluída no ChatGPT, por exemplo, possibilita um nível alto de aprendizado às máquinas, fazendo com que estas consigam analisar os dados e fornecer respostas rápidas em texto a perguntas variadas. Inclusive, temos um artigo no blog com tudo sobre o ChatGPT.
A evolução da inteligência artificial só é possível, porque existem inúmeras tecnologias atuando simultaneamente em seu desenvolvimento.
De forma simplificada, o machine learning é um método de aprendizado da máquina a partir da sua própria experiência e uso. Baseada em regras lógicas internas de análise de dados, a máquina avalia a sua própria atividade, constrói padrões e regras e vai aprimorando o seu desempenho.
O deep learning, por sua vez, trabalha com redes neurais artificiais que imitam o funcionamento das redes neurais humanas, para construir o aprendizado por meio do processamento dos dados.
Qual o impacto da inteligência artificial no marketing digital?
A inteligência artificial é uma tecnologia com capacidades infinitas. No marketing digital, ela consegue promover inúmeros benefícios. Mas, para isso, precisa ser utilizada de forma responsável e consciente.
Não dá para entregar o seu planejamento estratégico de marketing a um robô, porque o impacto da inteligência artificial no marketing digital depende de como a AI é utilizada. Portanto, a depender do uso, você pode ter resultados incríveis ou dar um tiro no pé.
Ou seja, a AI não pode substituir a mente humana, porque o marketing é multifatorial, é preciso considerar as especificidades do negócio, do mercado-alvo, do público. Não há uma regra que faça essa engrenagem funcionar que dispense a atuação humana. Mas ela é uma ferramenta excelente para gerar resultados.
O chatbot ajuda na experiência do cliente. Porém, você deve conhecer com profundidade o perfil do cliente e a jornada de compras. Assim, terá dados para criar um atendimento virtual assertivo que resolva o problema de seu cliente.
Leads qualificados são clientes que estão na fase da tomada de decisão. Ou seja, eles já se engajaram com a marca e se mostram prontos para comprar.
Identificar os leads qualificados coloca a empresa em posição diferenciada. Assim, dá para montar estratégias de ofertas específicas e direcionadas, com chance de conversão bem alta.
A IA ajuda a aprimorar os filtros de seleção da qualificação do lead.
Quanto mais você conhece o seu cliente, mais chances de criar um anúncio que converta. O aprendizado de máquina, por exemplo, ajuda o profissional a identificar anúncios com mais chances de converter.
A inteligência por trás do Youtube, por exemplo, consegue até identificar quais pessoas têm mais chance de converter após assistir ao anúncio.
A inteligência artificial pode ajudar na geração de ideias e análise de dados para elaboração de estratégias de conteúdo mais eficientes.
A máquina não substitui a atuação humana, porque a construção da relação com o cliente por meio do diálogo exige atenção. A definição da comunicação parte da análise de dados objetivos e subjetivos. Mas a AI pode contribuir com essa atividade.
É possível, por exemplo, fazer comparativos, avaliar estratégias distintas, buscar referências e até entender como é possível melhorar aquele conteúdo para ganhar um ranking melhor nos buscadores da internet.
A tecnologia ajuda a criar rotinas automáticas, para otimizar processos. Já citamos aqui, inclusive, o chatbot. Mas é possível utilizar a AI de outras formas, como na gestão do relacionamento com o cliente (CRM).
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