Marketing verde: o que é e dicas para utilizá-lo

Postado em 19 de junho de 2023 | por
na categoria Dicas, Notícias
tags , ,
com 0 e 0

ações de marketing verdeA importância da sustentabilidade é indiscutível, e ela deve ser valorizada em qualquer segmento da economia ou campo de atuação. O conceito de sustentabilidade está ligado ao impacto que nossas ações causam no meio ambiente. E para que algo seja sustentável, deve garantir as necessidades atuais sem comprometer as  demandas das próximas gerações. Nesse contexto, nasceu o marketing verde, a fim de destacar a relação das marcas com as práticas sustentáveis. Aqui, portanto, falaremos dessa abordagem do marketing e como utilizá-la no meio empresarial.

Conceito de marketing verde

O marketing verde é o conjunto estratégias direcionadas à valorização das ações sustentáveis e dos benefícios ambientais promovidos por uma empresa. Ou seja, é uma forma de posicionamento que coloca em destaque a conexão da empresa com as práticas sustentáveis.

Também conhecido por ecomarketing e marketing ambiental, o marketing verde coloca os holofotes na relação da empresa com o meio ambiente. Assim, é possível desenvolver uma comunicação com apelo ambiental, que demonstre a atuação da empresa em prol dessa causa. 

É possível, por exemplo, focar nos benefícios ou na ausência de malefícios que os produtos e/ou serviços trazem para o meio ambiente. Além disso, também é alvo do marketing verde as ações que a empresa desenvolve em favor da preservação ambiental, seja por meio da criação de campanhas, da contribuição com campanhas já existentes etc. 

No entanto, para que o ecomarketing seja aplicado, a empresa deve realmente ter uma postura ecologicamente correta e não apenas um discurso. O marketing verde não tem relação apenas com a divulgação de uma visão pró-meio ambiente. Para que ele se converta em resultados positivos, a empresa precisa adotar na prática uma atitude ecológica positiva.

Princípios e pilares do marketing ambiental

Diante do cenário claro de insuficiência de recursos naturais, aumentou a preocupação socioambiental. Assim, muitos consumidores passaram e considerar as práticas ambientais da empresa na hora de escolher produtos e/ou serviços. O marketing verde, portanto, nasceu dessa necessidade do desenvolvimento da consciência ecológica. A prática ganhou força no Brasil nos anos 90 e segue em plena ascensão.

Mas o manejo eficiente das estratégias de marketing ambiental requer a consideração de quatro pilares. Ou seja, toda ação de marketing verde precisa ser:

  • Socialmente justa: agir com ética e transparência, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária;

  • Economicamente viável: buscar o desenvolvimento econômico sem agredir a natureza; 

  • Ecologicamente correta: ter uma atuação voltada à proteção ambiental;

  • Culturalmente aceita: agir em prol da promoção da diversidade e do respeito às diferenças. 

Portanto, se uma empresa quer investir no marketing verde, deve ficar atento a esses princípios. 

Outros dois aspectos que devem ser considerados em uma política de marketing verde são:

  • 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar;

  • 4 Ss: segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social. 

Benefícios do Marketing Verde

Os benefícios do marketing verde alcançam fatores sociais, que vão além do mero resultado numérico da empresa. E para uma empresa que projeta sobreviver a longo prazo, a implementação de estratégias de preservação ambiental se tornam imprescindíveis. Por exemplo, são benefícios desse tipo de ação:

  • Conquistar a parcela de consumidores que considera as práticas ambientais na hora de adquirir produtos e/ou serviços;

  • Adquirir um diferencial de mercado importante;

  • Contribuir para a construção de um planeta mais sustentável;

  • Agregar valor à marca, com um posicionamento de impacto positivo;

  • Conseguir gerar pautas interessantes, de interesse da mídia tradicional orgânica, por exemplo, jornais impressos, digitais e televisivos. 

Dicas para implementar uma prática de ecomarketing em sua empresa

Existem formas diversas, algumas bem simples, inclusive, de se implementar ações que possam ser exploradas dentro de uma estratégia de marketing verde. Inicialmente, você pode, inclusive, realizar um diagnóstico interno, para avaliar como anda a consciência ambiental da empresa. Além disso, já pode montar o planejamento com a proposta de soluções sustentáveis, como, por exemplo:

  • Adote a reciclagem e o reaproveitamento de materiais

O estímulo à reciclagem e ao reaproveitamento de materiais deve ser empreendido por toda empresa que busca se alinhar com os conceitos de marketing ambiental. Além disso, é uma ação que também provoca economia para a empresa a médio e longo prazo. 

  • Promova economia de água e energia 

É possível fazer uma avaliação do consumo da empresa e promover ações que visem à economia desses recursos. Por exemplo, instalar torneiras com fechamento automático, luzes com sensor de presença nos ambientes comuns de passagem etc.

  • Opte por fornecedores sustentáveis

Dentro de sua cadeia de produção, avalie a possibilidade de agregar fornecedores que estão na mesma linha de sustentabilidade que você está adotando. Essa é uma maneira eficiente de implementar o marketing verde. 

  • Substitua materiais poluentes

Encontre soluções mais sustentáveis dentro de sua linha de produção. 

  • Faça a separação e destinação adequada de seu lixo

Mais uma dica simples, que possui baixo custo, mas um alto impacto ambiental. 

  • Implemente ou participe de programas e ações sustentáveis 

Você pode desenvolver programas internos ou aderir a outros já existentes. 

  • Reduza ou exclua o uso de produtos que não sejam biodegradáveis 

Os itens não biodegradáveis é produzido a partir de matérias-primas que demoram muito tempo para se degradar. 

  • Seja criativo

Avalie cada processo e cada produto utilizado, com o olhar direcionado ao meio ambiente. Você conseguirá identificar soluções criativas para fazer substituições mais ecológicas. 

Importante é mudar a consciência 

Mais importante do que mudar somente as ações é mudar a cultura empresarial, a fim de que as boas práticas ambientais sejam abraçadas por todos os colaboradores. Portanto, promova ações de conscientização interna, invista em uma comunicação interna especializada. E a partir daí, aproveite para reformular o tom de voz da marca e explorar o marketing verde em sua comunicação.

x