O futebol ocupa o topo da preferência nacional, quando o assunto é esporte. São milhões de torcedores apaixonados, que se conectam com seus clubes de uma forma muito especial. Mas a paixão não basta para gerar uma comunicação eficiente que traga retorno financeiro ao clube. É aí que entram as estratégias de marketing digital para futebol.
Apesar de se destacar no setor de entretenimento, o futebol é um segmento de mercado, que precisa de dinheiro para manter as contas em dia. Por isso, nesse artigo, falaremos um pouco sobre como é possível aproveitar esse sentimento que a modalidade desperta em seus torcedores para construir ações que se revertam em monetização para o clube.
Diante do cenário que assistimos diariamente, com estádios cheios e gritos intensos pelo nome do time, algumas pessoas podem imaginar que não há necessidade de se investir em marketing. Mas não é bem assim.
A função do marketing não se restringe a atrair público para a empresa. Para além disso, o marketing trabalha com a imagem da empresa, com a forma que ele quer se comunicar e com a construção de estratégias que sejam capazes de se reverter em ganhos financeiros.
Assim, ainda que estejamos tratando de um tema que já mobiliza uma quantidade enorme de pessoas, há indiscutivelmente a necessidade de se pensar estratégias de marketing digital.
A popularidade do futebol não é sinônimo de renda suficiente para os clubes. Assim, os times precisam investir na geração de recursos, a fim de que consigam montar equipes competitivas e possam vencer campeonatos. O processo é de retroalimentação. Então, quanto mais dinheiro um time consegue, mais chances de ter uma equipe qualificada, mais chances de ganhar campeonatos e, então, mais oportunidades de levar novos recursos ao clube.
Portanto, um time de futebol precisa investir em novas formas de ganhar dinheiro, que fujam das tradicionais bilheterias, transmissões e venda de jogadores. Nesse sentido, o marketing digital para futebol surge como um aliado, para alavancar esses novos formatos comerciais. Atrair torcedores não é uma dificuldade para os clubes. Mas estimular esses torcedores a consumirem produtos e abraçarem outras ações comerciais do clube são desafios.
Então, o marketing digital para futebol pode conquistar muitos benefícios para o clube, com as estratégias corretas e direcionadas.
Inbound marketing: as estratégias focadas em atrair, converter e encantar são fundamentais. Elas mostram a importância de o cliente/consumidor/torcedor apoiar o seu time de outras formas que não apenas torcendo de casa ou indo aos estádios. É excelente dentro do contexto de marketing digital para futebol.
E-mail marketing: o e-mail marketing personaliza a comunicação e a oferta. Então, com o manejo correto da ferramenta, você consegue mostrar para o torcedor que você também sabe quem ele e que ele também é importante para o time.
Midia paga: o alcance orgânico de um clube de futebol é grande, mas você pode direcionar esse alcance por meio da mídia paga. A segmentação do público que a mídia paga proporciona permite a criação de estratégias mais direcionadas a um objetivo específico.
SEO: com as estratégias de SEO, você consegue fazer com que o clube apareça nos sites de busca em destaque, a partir da definição de palavras-chaves bem pensadas. Então, dá para fazer com que as novas formas de arrecadar dinheiro apareçam no Google para o torcedor, estimulando essas interações. Por exemplo, dá para fazer isso com um e-commerce de produtos com a marca do clube.
Presença nas redes sociais: como o futebol envolve muita paixão, é importante ter o monitoramento profissional e contínuo das redes sociais do clube, para identificar pontos de gatilho de crises. E, também, para fazer o gerenciamento eficiente dos riscos e das crises já instaladas.
Mapeamento de leads: Quanto mais informações o clube consegue reunir de seus potenciais clientes, mais fácil fica o planejamento de novas ações e projetos dentro do marketing digital para futebol. Portanto, com o marketing digital é possível construir um rico banco de dados, com informações detalhadas desses leads. A partir daí, dá para montar conteúdos para conduzir esses torcedores dentro de uma jornada do cliente de forma eficiente. Com uma boa landing page, que traga conteúdo de valor para o torcedor, é possível criar uma base de dados relevante.
Acima citamos apenas algumas possibilidades de se explorar o marketing digital para futebol. A partir de um estudo detalhado do time, suas necessidades e comportamento de seus torcedores, o campo de atuação do marketing digital cresce consideravelmente, abrindo portas para a definição de um planejamento estratégico resolutivo.
Apesar da força e do poder do futebol dentro da estrutura esportiva brasileira, o marketing digital para futebol ainda precisa evoluir. Principalmente, e relação à geração de oportunidades de negócios que se converta em receita aos clubes. Portanto, é fundamental ter uma equipe de marketing digital focada no desenvolvimento dessas estratégias personalizadas.
Além disso, dá, inclusive, para contar com a participação ativa dos torcedores nesse processo, já que eles também estão interessados em ver a empresa do seu time crescer.
Entre em contato com nossa equipe, para alinharmos estratégias eficientes para o seu time.
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