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O e-commerce ganhou força na pandemia do Coronavírus, exigindo adaptações das empresas e do mercado. Uma delas foi a necessidade de as lojas físicas investirem em ferramentas para comercializar produtos e/ou serviços nas plataformas digitais. Os novos negócios trouxeram, além dos bons resultados, muitas dúvidas. Dentre elas, a compatibilização da gestão de estoques. Pequenos e médios empresários passaram a se questionar como controlar os estoques das lojas física e virtual, para garantir a entrega do produto. Nesse artigo, apresentaremos as duas formas mais comuns, com seus prós e contras.
Se você é empresário e ainda não inseriu o seu estabelecimento nas plataformas online, está na hora de abrir os olhos para o varejo digital. Para você ter uma ideia do tamanho dessa fatia de negócio, em 2022 o e-commerce brasileiro apresentou o maior crescimento entre os países da América Latina.
De acordo com pesquisa conduzida pela RetailX, a receita decorrente das vendas online no Brasil cresceu US$ 8,1 bilhões em relação a 2021. Sim, estamos falando de dólares! O total da receita proveniente dos negócios online em 2022 bateu a marca de US$ 49,2 bilhões.
E as projeções seguem otimistas em 2023. A previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que o e-commerce alcance o patamar de R$ 185,7 bilhões ao final do ano. E a tendência é de crescimento também para os anos seguintes. Espera-se faturar R$ 205 bilhões em 2024; R$ 225 bilhões em 2025; R$ 248 bilhões em 2026; e R$273 bilhões em 2027.
Ou seja, não dá para ignorar o online, se você quer que sua empresa cresça.
Agora que você já entendeu que é impossível sobreviver no mercado de varejo a longo prazo sem presença digital, deve estar se perguntando: “mas como eu posso ter uma loja virtual que seja realmente eficiente e traga bons resultados ao meu negócio?” O questionamento é fundamental, porque realmente não basta ter um e-commerce. Você precisa ter um e-commerce bom, com uma arquitetura da informação eficiente, que facilite a navegação do seu cliente, para que ele consiga achar o que procura com facilidade.
Além disso, as páginas do site de sua loja devem carregar com velocidade. Os links precisam estar todos corretos, as fotos devem ser inseridas no tamanho e certo, os textos precisam ser atrativos, as informações devem ser claras e objetivas. Ou seja, você precisa ter um site todo otimizado para SEO. E, mais, precisa fazer um planejamento que contemple o gerenciamento da loja online, incluindo definições de como controlar os estoques.
E se você já tem um e-commerce e percebeu que ele não está rendendo os resultados que você almeja, você precisa fazer uma avaliação, porque pode estar na hora de reformular seu site!
Fato é que você precisa contratar uma empresa experiente em criação de e-commerce, que faça o planejamento da loja virtual, implemente as soluções necessárias, utilizes as melhores tecnologias disponíveis e, ao mesmo tempo, esteja atenta às diretrizes dos sites de buscas, como o Google.
Acima de qualquer coisa, investir na criação de uma loja virtual requer planejamento. Você precisa planejar a estrutura da sua página, como falamos logo acima, e precisa também planejar o funcionamento, a logística e, claro, como controlar os estoques. Afinal de contas, um dos maiores problemas de quem tem uma loja física e começa a investir no varejo online sem planejamento é justamente o problema com estoque.
Controlar os estoques das lojas física e online é um pré-requisito para quem busca proporcionar uma boa experiência ao cliente e pretende crescer. Só para exemplificar, imagine a seguinte situação: Você tem apenas um item de um produto. Porém, enquanto o cliente da loja física pega o produto na prateleira e coloca em sua cesta de compras, o cliente da loja online fecha a compra e paga via pix. E aí? Como você deve proceder? Situações como essa não podem ocorrer, elas geram transtorno para a marca e frustração para o cliente. Portanto, você deve montar estratégias eficazes para controlar seus estoques.
Existem duas opções tradicionais para controlar os estoques das lojas física e online. Então falaremos sobre eles, suas vantagens e desvantagens, a fim de te ajudar a fazer a melhor escolha. Lembrando que aqui estamos falando de estoques próprios, em que o empresário possui e armazena os itens a serem comercializados. Existem diversas formas de estoque, e exemplo do estoque terceirizado, mas isso é assunto para outro post.
Estoque compartilhado para as lojas física e virtual
Ocorre quando a empresa mantém um estoque físico único de seus produtos. Ou seja, o espaço físico que armazena os produtos é único, sem diferenciar o que se refere à loja online e o que está reservado para a loja física. Nesse caso, é fundamental que o gestor tenha um sistema de gestão integrada do estoque. Mas, ainda assim, é necessário ter muita organização, para não correr o risco de um cliente pegar a última unidade de um produto na prateleira da loja, enquanto outro fecha a compra desse mesmo item pela loja virtual. Controlar os estoques precisa estar no centro das atenções.
Estoques individualizados
Nesse sistema para controlar os estoques, o gestor mantém dois estoques distintos, ainda que armazenados no mesmo espaço. Esse formato evita que o cliente adquira um produto fora de estoque. Mas é fundamental adotar ferramentas que permitam uma flexibilização para promover alterações entre os estoques para atender as demandas imediatas. Por exemplo, o produto só tinha na loja online, mas o cliente está querendo adquirir na loja física. É fundamental, portanto, que o gerente do negócio possua autonomia para fazer essas modificações com agilidade e, claro, estratégia.
>>> E então, qual ferramenta ou sistema você utiliza para controlar os estoques das lojas física e virtual?
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