Se tem uma palavra que você sempre lê por aqui é estratégia. Sim, porque tudo o que você faz no universo digital requer estudo e planejamento. Nenhum conteúdo deve ser produzido ou postado por acaso, se você possui objetivos claros. Isso é perda de tempo, e tempo é dinheiro. Portanto, assim como você precisa saber o tipo de conteúdo mais adequado ao público que busca atingir, você deve também conhecer os erros na produção de conteúdo online mais comuns, para evitá-los.
Nesse artigo, traremos cinco exemplos de situações que você precisa evitar na sua produção de conteúdo para as suas redes sociais. E entenda-se aqui o conteúdo como um tema amplo, que envolve tanto a parte textual quanto a parte de layout e imagens. Vamos lá.
Já adiantamos na abertura deste artigo que uma das palavras-chaves do marketing digital é estratégia. Pois então você deve construir toda a sua produção de conteúdo de forma ordenada, pensada e estruturada. Tudo deve ser definido dentro de um planejamento estratégico de marketing, com metas e objetivos pré-determinados.
Por isso, um dos erros na produção de conteúdo online mais comum é justamente não pensar na proposta daquela postagem, no que você pretende com ela.
Além disso, você também precisa estudar o funcionamento da rede social, a forma como o seu público interage melhor com você, o melhor horário para publicação. Compreender o algoritmo é fundamental para montar um planejamento de publicação que seja eficiente.
E, claro, é fundamental ter uma periodicidade para postar nas redes sociais. Você não precisa postar todos os dias, mas precisa ter uma constância nas postagens. Caso contrário, o algoritmo entenderá que você não produz conteúdo atualizado.
Essa é uma dica muito importante para quem busca engajamento nas redes sociais. Você precisa associar dois aspectos, para não cometer erros na produção de conteúdo online. Primeiramente, você precisa construir o tom de voz da marca, para dialogar com o seu público. Em seguida, você deve adaptar a linguagem desse conteúdo para cada uma das redes sociais em que você fará postagens.
Ou seja, o ideal é não reproduzir a mesma publicação do Instagram, por exemplo, no Facebook e no LinkedIn. Isso acontece porque cada canal tem uma linguagem própria, tem seu público específico. E se você busca construir uma relação sólida e fiel com esse público, é fundamental falar a linguagem dele.
Não adianta você criar um conteúdo maravilhoso e postar no canal errado. Portanto, sempre que possível, faça adaptações necessárias aos textos publicados em redes sociais distintas.
Os gatilhos mentais são estratégias de produção de conteúdo capazes de provocar uma ação inconsciente e imediata no leitor. Pense aí quantas vezes você viu uma oferta imbatível de um produto e acabou comprando no automático, porque o anúncio indicava que eram as últimas unidades ou que o desconto era apenas para as primeiras compras, por exemplo?
Por isso, dizemos que os gatilhos mentais atuam no plano emocional, para despertar o desejo. Existem inúmeros deles, inclusive temos um artigo indicando gatilhos mentais para vendas e marketing.
Mas para fazer uma boa aplicação dos gatilhos mentais, você deve dominá-los. Portanto, estude sobre eles, faça experiências nas redes sociais. Entenda quais gatilhos provocam mais ações em seu público.
Às vezes você tem uma oferta excelente para o seu público, mas não consegue despertar esse desejo de aproveitá-la. Invista nos gatilhos mentais, que eles podem ser a solução para um dos seus erros na produção de conteúdo online.
As histórias são construções textuais que criam conexão e despertam sentimentos. Toda a narrativa que você constrói para um conteúdo deve dialogar com o imaginário de quem consumirá aquela informação, porque o nosso cérebro precisa processar aquele conteúdo de alguma forma. E quando estamos falando de marketing digital, um dos grandes erros na produção de conteúdo online é justamente esquecer desse detalhe.
Uma das técnicas mais importantes dentro do marketing digital é o storytelling, que trouxe a arte de contar histórias para o marketing. Assim, você deve ter sempre em mente que cada conteúdo que você produz é uma história que precisa ter contexto e enredo, que precisa fazer sentido e que precisa se conectar com seu público. Portanto, você deve avaliar cada conteúdo que publica, as palavras que usa, a mensagem que ele passa e como as pessoas poderão interpretar e entender sua ideia.
Muitas campanhas não funcionam, porque não foram analisados todos os aspectos necessários. Só para exemplificar como isso pode acontecer, inclusive com marcas grandes, leia o nosso artigo sobre as campanhas de marketing que deram errado.
Promover postagens específicas é uma das estratégias que as redes sociais te oferecem e que você deve utilizar com consciência e responsabilidade. Por meio dessa ferramenta, você consegue segmentar o público e alcançar exatamente o cliente potencial.
Portanto, investir na promoção de seus conteúdos é uma forma excelente de aumentar o seu alcance em ações específicas e chegar às pessoas que ainda não consomem as suas informações e/ou o seu produto/serviço.
Mas, como sempre alertamos aqui, não adianta promover qualquer publicação nem fazer a segmentação errada. Se você não tem experiência com essa parte, contrate profissionais para otimizar esse processo.
E se você está cometendo algum desses erros e não sabe como corrigir, entre em contato com nosso time. Aqui na Abrasivo Digital temos uma equipe de especialistas para te ajudar com isso.
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