Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

5 dicas para ter mais criatividade no trabalho

Postado em 24 de abril de 2023 | por
na categoria Dicas, Notícias
tags , , , ,
com 0 e 0

O foco do artigo de hoje está na criatividade. No meio de um universo gigantesco de informações, você precisa se sobressair de alguma forma. Ter produtos e serviços de qualidade é um pré-requisito básico. Mas dentro de um contexto em que empresas concorrentes possuem soluções similares, o segredo para cair no gosto do mercado consumidor pode estar na forma de se comunicar com sua audiência. A importância da comunicação empresarial engloba também a forma como ela dialoga com o público, e a criatividade é o que torna essa comunicação mais atrativa e interativa. Acompanhe agora nossas dicas para você ter mais criatividade e construir uma relação mais próxima com seu cliente.

A criatividade é uma habilidade

A primeira teoria que você deve ter em mente, antes de seguir com a leitura de nossas dicas, é a de que a criatividade é uma competência. Ou seja, qualquer pessoa pode desenvolvê-la, basta um pouco de empenho e dedicação. Se você acredita que não nasceu com o dom da criatividade, calma. Primeiro, porque ela não é um dom, mas uma habilidade, plenamente passível de ser treinada.

O que você precisa para ter mais criatividade no desenvolvimento de seus trabalhos, portanto, é adotar ações e comportamentos no seu dia a dia, a fim de estimular essa aptidão.

Aprenda agora a ter mais criatividade nos textos 

Agora vamos às dicas para te ajudar nessa tarefa de conseguir abusar de mais criatividade em seus textos.

1. Leia bastante, sobre tudo, e não apenas sobre a sua área de atuação

A primeira dica parece um clichê, mas é uma enorme verdade. Se você quer escrever bem e desenvolver mais criatividade nos textos e tarefas em geral, precisa ler. Mas não basta ler sobre o seu segmento de atuação ou sobre marketing digital, você precisa ler sobre temas variados, quadrinhos, literatura em geral ou qualquer tema que te interesse.

A leitura nos permite ter acesso a um universo novo de ideias e de vocabulários. Aliás, conceituados cientistas brasileiros, inclusive, defendem que a leitura é um exercício completo para o cérebro. Ter novas ideias e ter vocabulário mais amplo são fundamentais para quem busca ter mais criatividade em seus textos no dia a dia. Assim, para ser uma pessoa mais criativa, invista na leitura!

2. Adote uma postura mais questionadora e curiosa

As crianças são curiosas e questionadoras por essência. Mas, com o passar dos anos, vamos nos tornando adultos cada vez mais acomodados com as informações que chegam até nós. As pessoas adultas tendem a aceitar algumas teorias como verdadeiras e esquecem aquele ímpeto infantil de perguntar, buscar mais detalhes. 

Porém, querer saber mais é fundamental para uma pessoa que busca ter mais criatividade. Então, deixe de lado a postura acomodada e vá em busca de mais detalhes, mais informações, pergunte o porquê, investigue a origem daqueles dados. Criatividade requer curiosidade

3. Escreva mais, rabisque mais, faça um diário

Outra rotina que estimula o desenvolvimento da criatividade é a escrita contínua e permanente. Só escreve bem quem escreve sempre. Portanto, tenha sempre um caderno às mãos (serve um bloco de notas online também, claro). Deixe algumas folhas e caneta na cabeceira de sua cama, para a eventualidade de acordar com alguma ideia durante a noite. 

Escreva diariamente sobre ideias, possibilidades, planos, projetos, listas. Talvez elas não sejam naquele momento nada criativas, mas certamente a constância da escrita ajudará a desenvolver essa aptidão em você. 

4. Tenha paciência e não desista nas primeiras linhas

Como todo treinamento, o exercício da criatividade pede dedicação, tempo e persistência. Então, não desista nas primeiras linhas e nos primeiros desafios. Todos os exercícios para o desenvolvimento da criatividade precisam ser contínuos, você deve inseri-los em sua rotina diária. 

Não é como um passe de mágica, mas, se você persistir, perceberá as pequenas mudanças ao longo do tempo. As ideias novas começarão a surgir aos poucos, de maneira progressiva. Assim, cada estímulo que você oferece ao cérebro é mais um passo rumo à construção de um perfil profissional mais criativo.

5. Estude sobre desenvolvimento da criatividade e a pratique mais 

Existem inúmeros estudos, livros e exercícios que ajudam na criatividade. Portanto, invista um pouco de tempo para isso. Ou seja, estude mais sobre criatividade, faça cursos que aticem esse seu lado. Por exemplo, você pode optar por aulas que tenham conexão com as artes em geral. Pode ser pintura, música, teatro, desenho ou qualquer área que traga o universo lúdico para mais perto de você.

Caso fazer aulas de artes esteja fora de suas possibilidades, você pode simplesmente começar a consumir mais esse tipo de produto, que é a cultura. Toda essa prática ajudará você nessa tarefa de se tornar uma pessoa mais criativa. O importante é, inicialmente, acreditar que isso é possível, ou seja, que é plenamente possível e palpável desenvolver a criatividade. E a partir daí, colocar em prática todas essas ideias no seu dia a dia. 

>> Agora conte pra gente: o que você faz para ser uma pessoa mais criativa?

x