Comunicação Integrada de Marketing: saiba tudo

Postado em 10 de outubro de 2022 | por
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Aprenda a implementar uma Comunicação Integrada de Marketing

O conceito de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) está relacionado ao planejamento, à definição e implementação de estratégias de comunicação em todos os âmbitos de ação do marketing, a fim de refinar a comunicação e potencializar seus resultados.

A aplicação dos princípios da CIM permite influenciar o comportamento da audiência da marca de maneira mais efetiva. A ideia é articular todos os processos que envolvem o marketing. Ou seja, desde a concepção do projeto até a mensuração de resultados. 

O que é Comunicação Integrada de Marketing (CIM)?

A Comunicação Integrada de Marketing é uma estratégia. Seu objetivo é unificar a comunicação da marca com foco nas necessidades do mercado consumidor, para promover a ele a melhor experiência. Portanto, a CIM envolve todas as etapas do marketing. Começa no levantamento dos dados, passando pelo planejamento estratégico, pela execução e controle das ações e, claro, pela análise de resultados.

A CIM cria identidade na comunicação da marca e contribui de forma decisiva para o seu posicionamento no mercado. Mas apesar dessa unicidade, as estratégias de comunicação precisam considerar as particularidades de cada formato e dos públicos específicos dentro desses formatos. Ou seja, muito embora haja o mesmo tom de voz dentro da comunicação, ela deve estar com a linguagem adaptada ao meio em que será veiculada.

Qual a importância e vantagens de adotar a Comunicação Integrada de Marketing?

Ao adotar a Comunicação Integrada de Marketing, a empresa constrói uma identidade com seu público. Estratégias como essa facilitam a comunicação e geram identificação com o consumidor. Além disso, agrega valor e fortalecer a marca. Isso cria uma diferenciação dentro do mercado concorrente, tornando a marca única no seu segmento. 

Quando a marca tem essa identidade, fica mais fácil para o consumidor enxergar os seus valores e criar uma conexão com ela. A Comunicação Integrada de Marketing dá personalidade e faz nascer o DNA da marca. Por sua vez, a percepção da identidade e comunicação da marca auxilia na criação de mensagens mais claras, mais fortes. Ou seja, mais capazes de influenciar o consumidor.

E, ainda, direciona as ações do marketing e da comunicação em um único sentido.

Com a implementação de uma CIM, a marca consegue mais consistência, relevância e eficiência na comunicação com seu público. Além dos consumidores, a CIM também auxilia nos contatos com outros públicos, por exemplo, colaboradores, fornecedores, parceiros, imprensa etc.

Benefícios da Comunicação Integrada de Marketing

  • Constrói o DNA da marca, fortalecendo, assim, sua identidade e personalidade;

  • Direciona toda a equipe no mesmo sentido, facilitando a compreensão e integração de seus membros;

  • Torna a comunicação da marca mais consistente. Consequentemente, mais eficiente, aumentando o seu impacto e reduzindo os ruídos;

  • Traz coerência para a jornada de compras, tornando mais eficaz o dialogo dentro da jornada de compras, com a régua de comunicação;

  • Impulsiona os resultados da marca, porque atua em todos os veículos e formatos de comunicação;

  • Estabelece uma comunicação mais estratégica para o negócio;

  • Reduz custos, já que evita os retrabalhados causados pelos ruídos na comunicação;

  • Define o posicionamento da marca, pois torna mais claros e acessíveis os seus valores;

  • Traz mais resolutividade para os clientes e processos, porque atuação também na prevenção e gestão de problemas previsíveis.

Etapas para montar uma estratégia de Comunicação Integrada de Marketing eficiente

Vamos agora à parte prática, com um guia para você dar os primeiros passos na criação de estratégia de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para sua empresa.

1. Faça um estudo detalhado de seu público-alvo

Se o foco da CIM é o cliente, o primeiro passo para você construir uma estratégia eficiente é ter muita clareza e conhecimento sobre o seu público-alvo. Ou seja, você precisa estudar seu público com cuidado, a fim de que possa compreender suas necessidades, demandas, interesses e afins.

Assim, você construirá uma identidade e uma comunicação para a marca que dialogue com esse público, que crie empatia e identificação. 

2. Construa o planejamento da comunicação 

Já falamos sobre planejamento de marketing aqui no blog. Então é só colocar em prática o nosso guia. O planejamento sistematiza todo o trabalho a ser executado. Além disso, será um norte para a atuação de toda a equipe.

Aqui você definirá importantes questões, como os objetivos, as estratégias, o budget (orçamento), a tática (ações), os parâmetros de desempenho e os critérios de avaliação de resultado. 

Por fim, o planejamento da Comunicação Integrada de Marketing auxilia nas tomadas de decisões e ainda reduz os risos de erros. Mas, se ocorrerem, possibilita uma mudança de estratégia mais rápida e eficaz.  

3. Diversifique os canais de comunicação

Não tenha medo de sair do convencional e investir em novos formatos. Diversificar os meios e canais de comunicação é fundamental em uma estratégia de Comunicação Integrada de Marketing. Mas fique atendo àquela dica que demos lá em cima. Ou seja, mantenha sua identidade em cada canal, mas lembre de adaptar a linguagem ao formato e público. Essa é uma premissa da CIM.

4. Conecte os seus canais de comunicação

Outro detalhe importante é que você deve fazer a integração entre esses canais de comunicação. Assim, cada canal precisa falar a linguagem do seu público específico e, ao mesmo tempo, dialogar com os demais. Portanto, a comunicação de um canal deve chamar o público ao outro. Você pode, inclusive, investir em formatos que se complementem, porque funcionam superbem. 

Lembre-se de que o foco da Comunicação Integrada de Marketing está na criação de uma experiência positiva para o cliente. Ao conectar os canais de comunicação, o cliente terá uma experiência muito mais completa com a sua marca, com o suporte integrado e a complementaridade entre os meios. 

5. Utilize ferramentas estratégicas em sua comunicação

O conteúdo assume papel de destaque na Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Você precisa construir uma jornada para o cliente, que seja leve, sutil, mas persuasiva. 

Existe um caminho até o consumidor comprar um produto/serviço. Muitas vezes, esse cliente passar por variadas etapas antes de decidir com quem fechar negócio. Você deve oferecer o conteúdo certo, na hora certa, para que ele avance essas etapas.

Um dos modelos utilizados é o AIDA, que trabalha com os estágios da atenção, interesse, desejo e ação. Ou seja, você atrai o consumidor, eleva o seu nível de interesse, desperta seu desejo e convence ele para o consumo. Em cada fase, o cliente avalia se deve dar o passo seguinte. Por meio da sua comunicação, você guiará esse cliente dentro dessas etapas. 

O marketing, por si só, não garante a compra. A comunicação precisa estar alinhada também com outros departamentos, como o de vendas. 

6. Por fim, nunca ache que está perfeito

A comunicação é um processo dinâmico, ou seja, passa por modificações frequentes. Portanto, nunca se acomode dentro de modelos prontos. Esteja com o olhar atento e uma postura flexível, pronta para as adaptações. E se você está insatisfeito com a sua comunicação, entre em contato com a gente, que podemos te ajudar. 

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