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Saiba tudo sobre marketing digital para escolas

Postado em 1 de setembro de 2022 | por
na categoria Marketing, Notícias
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aprenda sobre marketing digital para escolasSe você é dono de escola ou trabalha na parte de gestão no segmento de educação, pare tudo agora e leia esse artigo, porque ele mudará a sua vida. Aqui vamos trazer para você informações importantes sobre ações e demandas de marketing voltadas diretamente ao segmento, com dicas e orientações que terão impacto direto em seus resultados. Para começar esse papo, te chamamos a atenção para um dado: um dos principais erros das escolas e empresas na área de educação é a falta ou inconsistência do planejamento. Por isso, é um diferencial apostar na contratação de uma agência de marketing digital para escolas.

Evolução no conceito de marketing

Antigamente, o conceito de marketing era limitado à publicidade e à propaganda. Com a evolução das tecnologias e dos formatos de comunicação, aliados ao novo comportamento do consumidor, tudo mudou. Assim, foi necessário compreender e trabalhar o marketing em sua amplitude. Ou seja, promover ações em busca da satisfação do cliente por meio de um processo de troca, em que há o lucro da empresa, associado a um retorno positivo também para o cliente

Além disso, o marketing é responsável pela compreensão e posicionamento do negócio, estudo e definição de canais distribuição dos produtos/serviços, pela análise do comportamento do cliente, definição de plano de ações para incrementar os resultados e inúmeras outras fuções.

Dessa forma, o marketing tem uma atuação direta na descoberta, conquista e manutenção de clientes. Mas, claro, é preciso que haja uma atuação conjunta com a equipe de vendas e que tudo seja feito a partir de um planejamento de marketing

Outro ponto importante é que o planejamento de marketing deve ter direção especificamente para o segmento do negócio, porque cada área demanda conhecimento e planos específicos. Por exemplo, o marketing para escritórios de advocacia é diferente do marketing educacional. Este também difere do marketing para clínicas, e assim por diante. 

O que é o marketing educacional e sua importância 

Não há como negar que o segmento de educação é uma excelente oportunidade de negócio, porém a área tem demandas bem específicas em função de suas particularidades. Assim, muito embora a escola seja uma empresa, ela requer estratégias de marketing diferenciadas. O marketing aplicado à educação é uma ferramenta indispensável para a gestão estratégica do negócio, se busca um crescimento progressivo e ordenado. 

O marketing digital para escolas precisa considerar que o cliente aqui é diferenciado. Afinal, ele não está comprando apenas um serviço, ele está investindo na educação de seu filho ou afim. Já deu para perceber o quanto isso é complexo lidar com as emoções dos pais e/ou responsáveis?

Pois é. No caso das escolas, o marketing envolve ações relacionadas especificamente, por exemplo, ao roteiro de visita dos pais, ao tratamento dos alunos, ao período de matrículas. Ou seja, não dá para fazer marketing nas escolas apenas com criação de arte e layouts aleatórios, soltos, fora de contexto.

Portanto, o principal desafio no que diz respeito ao marketing educacional é justamente o planejamento. Mas por que é um desafio? Porque muitas escolas não possuem dados estatísticos, não fazem planilhas e não têm controle de itens relevantes, como, por exemplo, taxa de conversão e taxa de evasão.

Com base nesses históricos é que o profissional poderá pensar, juntamente com a gestão em estratégias eficientes. Assim, nesse segmento, é interessante conversar não apenas com o gestor, mas também ouvir a equipe de professores, demais colaboradores da escola, os alunos e os pais. 

ações de marketing digital para escolasComo montar um planejamento de marketing digital para escolas

Caso você já tenha dados referentes a anos anteriores, ótimo. Caso não tenha, está na hora de mudar seus processos internos. Mas que dados são esses? Vamos relacionar abaixo algumas perguntas que você precisa ter as respostas esquematizadas:

  • Quantos contatos (whatsapp, telefone, instagram, e-mail) você recebeu no ano anterior? 
  • Como essas pessoas entraram em contato com sua escola (identificar quantas pessoas por telefone, quantas por whatsapp e assim sucessivamente)
  • Número de pessoas que efetivamente foram visitar a sua escola do total de contatos que foram feitos.
  • Quantas vezes cada uma dessas famílias visitou a escola?
  • Qual a quantidade de pessoas que efetivamente fecharam matrícula em sua escola?

Quanto mais respostas você conseguir reunir das questões acima, mais fácil será montar o seu planejamento. A partir da análise dos números acima, você terá informações importantes para pensar como montar as estratégias de marketing digital para escolas.

Por exemplo, você conseguirá identificar:

  • Quais os meios de comunicação mais utilizados para entrarem em contato com você, e isso é fundamental para montar estratégias de marketing educacional específicas para cada meio.
  • Qual a sua taxa de conversão, ou seja, do total de número de contatos que você recebe, quantos visitam de fato sua escola? E deste total, quantas pessoas fazem a matrícula? Para ficar mais fácil comprender, vamos te dar um exemplo. Se você recebe 100 contatos, mas somente 50 pessoas visitam sua escola e, dessas, você consegue matricular apenas 25, significa que a cada 100 contatos, você fecha 1/4 de matrículas. Ou seja, sua taxa é de 25%. Com esse número você terá clareza de que, para garantir a matrícula de 50 alunos, você precisa dobrar seu número de contatos. 
  • A partir da análise da taxa de conversão, dá para estudar e localizar onde está a falha: se a escola está recebendo poucos contatos, por exemplo. Ou, ainda, se o atendimento ou estrutura da escola estão com problemas, quando os contatos são muitos, mas poucos fecham o serviço.
  • Com os resultados do ano anterior, dá para identificar o que funcionou e o que não funcionou, para incrementar as estratégias em períodos específicos e relevantes para a escola, como o de matrículas. 
  • Definir com mais assertividade quais estratégias são mais eficientes para mudar a realidade que se apresenta na próxima campanha. Se é necessário investir em estratégias para elevar o número de contatos, por exemplo, ou elevar o número de matrículas. 

Principais problemas na hora de montar o planejamento de marketing digital para escolas

Já falamos acima que, quando o assunto é marketing digital para escolas, o planejamento normalmente fica de lado, porque nem todos conhecem a real importância que ele tem. A maioria dos gestores não tem a exata noção de seu papel e acredita que postagens soltas nas redes sociais, por exemplo, são suficientes para alimentar o interesse do cliente em seu serviço. Então agora vamos citar alguns problemas que afetam diretamente a qualidade desse planejamento e que devem ser analisados com cuidado, para embasar as estratégias do marketing educacional:

  • Ausência completa do planejamento ou planejamento malfeito;

A consequência é que as ações são feitas de forma totalmente aleatória, ou seja, sem qualquer tipo de meta clara e sem plano de ação. O planejamento é o primeiro passo, ele precisa acontecer para nortear as ações que serão implementadas na escola. 

  • Inexistência de controle de dados e estatísticas;

Os números dizem muito, oferecem informações importantes. Assim, se a escola não tem controle dos seus números, as ações de marketing perdem dados importantes para embasá-las. Se você buscar aumentar os seus resultados, você precisa conseguir mensurar os resultados atuais. Senão, como saber que eles evoluíram, sem ter parâmetro para comparar?

  • Não faz análise dos dados, quando existentes, nem utiliza-os nos planejamentos subsequentes;

Mais uma vez, a falta de análise de dados prejudica a tomada de decisões para o planejamento de marketing digital para escolas. Com os dados anteriores, o marketing consegue identificar lacunas, falhas, erros e, dessa forma, propor ações com foco, que funcionem de verdade. Sem dados, fica difícil trabalhar com foco na retenção e na redução da evasão. 

  • Falta de definição sobre valores do orçamento para o marketing;

Não há como fazer ações assertivas sem saber o que exatamente pode-se gastar. O marketing não gera despesa meramente, ele é um investimento capaz de trazer retornos incríveis para a escola.  

  • Escola não possui metas nem objetivos definidos, a fim de guiar as ações;

A falta de metas deixa toda a equipe desmotivada, porque não sabe o caminho quer deve seguir, pois não há determinação de onde se quer chegar. As metas colocam todos os colaborados juntos na caminhada. Uma boa opção é aplicar a técnica das Metas SMART.

  • Roteiro de visitas sem foco e direcionamento

Quando um pai ou responsável vai visitar sua escola, ele precisa ouvir uma boa história. Dessa forma, é necessário criar um roteiro que desperte emoções, ou seja, utilizar estratégias na montagem desse roteiro. Por exemplo, o storytelling. É necessário pensar não apenas nas informações objetivas e nos dados, mas também na experiência. 

  • Não se preocupar com a jornada da matrícula 

Algumas escolas focam apenas em matricular o aluno, mas não fazem um trabalho com os clientes potenciais, nem trabalham com estratégias de fidelização para manter os alunos já de casa. 

  • Não diferencia o tratamento entre os alunos

Os alunos que estão há dez anos em sua escola precisam ser recompensados de forma diferente daquele que passou um ano. Valorizar esse público é uma excelente estratégia de fidelização. Assim, é fundamental pensar e colocar em prática ações específicas para impactar esse público. 

  • Inexistência de um calendário editorial

O calendário editorial é a organização de suas publicações nas redes sociais. Por exemplo, nele deve conter o formato e tipo de arte que serão explorados naquele post específico, qual o assunto, a estratégia, o que ele visa atingir. Além disso, é importante pensar e montar o calendário de forma estratégica, conectado com as necessidades e objetivos da escola. 

  • Ter uma rede social desinteressante

Você atualiza sua rede social para quem? Quem é o publico que você quer atingir em suas redes? Você se preocupa com isso? Pois deveria, porque se você pensa que seu instagram está sendo atualizado apenas para os pais e responsáveis, está perdendo uma grande oportunidade de utilizar estratégias. Assim, seu instagram precisa ser legal, interessante, precisa conter informações valiosas também para os futuros clientes, ele é uma vitrine importante, para apresentar ações, campanhas, valores, opiniões. O potencial é enorme. 

Contratar uma agência de marketing digital para escolas pode ser um diferencial

Quando a gente fala de estratégias de marketing digital para escolas, estamos nos referindo a um conjunto de ações muito específicas. Ou seja, nem toda ação de marketing digital funciona perfeitamente no universo do marketing educacional. Como assim? Bem, vamos te dar alguns exemplos para que você possa visualizar.

No marketing, é muito eficiente criar conteúdos para fazer download gratuito, em troca de dados do cliente, ou criar processos e fluxos de automação para alimentar a jornada do cliente. Por exemplo, e-books, materiais em PDF etc. Mas no marketing educacional, nem sempre uma estratégia dessa funciona. Os pais e responsáveis estão muito mais interessados na experiência que o filho terá, em como a escola promoverá mudanças positivas na sua vida e formação.

Portanto, criar relacionamentos no marketing educacional tem outro sentido. O que faz um responsável matricular seu filho em uma escola está muito além de informações enviadas em e-mail marketing. Eles levam em consideração valores, experiências, expectativas. Mas não existe receita de bolo nesse nicho, porque cada escola tem suas variáveis, como tamanho, localização e outras particularidades. 

Quando você contrata uma empresa de marketing experiente…

Ao decidir profissionalizar o marketing de sua escola, com uma empresa especializada, você terá uma equipe que conhece, pensa e considera as variáveis do segmento na hora de planejar e propor ações.

Por isso, ter uma equipe qualificada por trás desse planejamento é um diferencial para seu negócio. Além disso, uma empresa preparada possui programas / softwares específicos para avaliar os resultados e ações de forma imediata.

Essa estrutura de recursos físicos e humanos favorece as tomadas de decisões, tornando-as muito mais ágeis e resolutivas. Ou seja, você só tem a ganhar, e colherá os frutos do investimento depois. 

Abrasivo Digital é uma agência de marketing digital para escolas experiente

E  aí já está pronto para iniciar ou incrementar o marketing em sua escola? Entre em contato com a gente. Temos uma equipe pronta para te ajudar a alçar novos voos no universo da educação.

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