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A sua loja virtual sofre com abandono de carrinho, baixas taxas de permanência na página, ou o número de vendas não tem sido satisfatório? Talvez você precise mudar algumas estratégias utilizadas no e-commerce. Mas para isso, é necessário entender como vender mais na internet.
A internet oferece diversas oportunidades de vendas, mas não basta estar presente no ambiente digital. Por isso, é necessário fazer a loja virtual chegar ao público-alvo, além de proporcionar uma ótima experiência de compra online. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura deste post e saiba o que fazer para vender mais na internet.
A pandemia mudou a forma como os consumidores realizam compras. Com o isolamento social, as compras em lojas físicas foram substituídas pelos carrinhos virtuais das lojas online.
De acordo com um levantamento da consultoria Neotruste, o faturamento do e-commerce brasileiro teve faturamento recorde de 161 bilhões de reais em 2021 — 26,9% maior do que em 2020.
Para quem acha que essa tendência vai desaparecer com o retorno às atividades presenciais no pós-pandemia, o levantamento aponta que o cenário é positivo para 2022. A projeção é de aumento de 9%, com faturamento de 174 bilhões de reais para este ano.
Ou seja, as vendas pela internet devem continuar em alta. Por isso, caso a loja virtual não tenha resultados positivos, ainda não é hora de desistir do online.
Com a transformação digital cada vez mais acelerada, é fundamental que o negócio esteja presente no ambiente digital. Mas para isso, é necessário adotar estratégias para se destacar em meio à concorrência e vender mais na internet. Afinal, o processo de vendas online não funciona da mesma forma que no presencial.
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Ao mesmo tempo que a web proporciona diversas possibilidades de vendas, novos players surgem a todo momento, o que faz a concorrência aumentar. Por isso, não basta apenas estar no ambiente online: é preciso adotar estratégias para atrair novos clientes e fidelizá-los com uma experiência agradável.
Para isso, confira a seguir 7 dicas de como vender mais na internet e melhorar as taxas de conversão do seu negócio!
O planejamento é importante para qualquer processo, e por isso é a primeira dica para ser colocada em prática por quem deseja aprender como vender mais na internet. A partir disso, será possível melhorar a gestão do negócio e torná-lo estável e sustentável a longo prazo, principalmente no que se refere às taxas de conversão.
Essa etapa é fundamental para qualquer negócio online. Mesmo que o empreendedor tenha um plano de vendas para loja física, é preciso pensar em pontos que são pertinentes ao online — como por exemplo na plataforma de e-commerce que melhor se adapta ao negócio.
Ademais, caso a empresa tenha um planejamento voltado para vendas pela internet, é válido realizar uma análise para entender quais estratégias contribuem para o resultado negativo do negócio. Assim, será possível modificá-lo para melhorar o faturamento da loja virtual.
Entre os principais pontos de atenção, um bom planejamento estratégico de vendas para loja online deve ter:
Por mais que a internet alcance uma grande quantidade de pessoas, todo negócio precisa definir um público-alvo. Isso garante que as estratégias de marketing e vendas sejam direcionadas para atrair os leads certos para o nicho de atuação, em vez de estratégias soltas e sem direcionamento.
Contudo, apenas definir o público-alvo não é o suficiente. Quem deseja entender como vender mais na internet também precisa conhecer a fundo quem é o cliente ideal da loja virtual. Isso pode ser feito por meio da criação de uma persona que, diferentemente do público-alvo, apresenta informações detalhadas do lead.
Por exemplo, uma empresa que vende plano de saúde entende que o público é formado por pessoas que desejam um suporte médico de qualidade, mas é preciso saber também qual faixa etária mais busca esse serviço, quais especialidades são escolhidas, quais dúvidas os clientes têm em relação ao serviço, entre outros detalhes.
Para criar uma persona, é necessário realizar um estudo aprofundado, com objetivo de entender as características dos clientes, tais como:
Em suma, essas e outras questões ajudam a definir, por exemplo, o tom de voz que o negócio precisa ter para atrair os clientes certos, sobretudo ao tocar nas dores e desejos do lead. A comunicação com o público é um muito importante na hora de pensar em como vender mais na internet.
O dono de um e-commerce também é um consumidor. Sendo assim, faça a seguinte reflexão: você costuma permanecer em uma página na internet quando ela demora para carregar? É provável que a resposta seja não. Então, por que o seu cliente vai continuar na sua loja virtual se ela não for responsiva e intuitiva?
Ter uma loja virtual que oferece uma boa experiência ao usuário é essencial para o sucesso, pois não há como vender mais na internet se o cliente sequer consegue adicionar o produto no carrinho, ou realizar o checkout do pedido. Por isso, o site deve ter boa navegabilidade, o que implica em rapidez no carregamento de página, design web limpo e funcional.
Além disso, o site do e-commerce precisa ser estruturado para facilitar todas as etapas de compra. Informações, botões e itens desorganizados podem confundir o cliente, fazendo com que ele desista da compra na loja virtual. Essas dicas devem valer também para a versão do site para o mobile, pois as vendas pelo celular têm aumentado nos últimos anos.
O marketing digital é, sem dúvidas, uma das mais importantes ferramentas para o negócio que quer entender como vender mais na internet. Assim, em meio à concorrência que não para de crescer, essa técnica pode ser usada para colocar o e-commerce em destaque no nicho de atuação.
Além do mais, as estratégias de marketing digital são uma maneira de fazer a propaganda do negócio, fazendo com que o cliente chegue até a loja virtual. Entre as principais ferramentas para e-commerce, destacam-se:
Para a loja virtual vender mais na internet, o cliente precisa ter confiança na loja virtual. Isso se dá também quando o e-commerce se preocupa em oferecer todo o suporte necessário caso o consumidor tenha problemas na compra no pré e pós-venda.
Sendo assim, é necessário demonstrar que a empresa está disponível para atender o cliente. Para isso, é fundamental oferecer canais de atendimento diversos ao cliente, como chat online, telefone para contato, e-mail, redes sociais, formulário de atendimento, etc. Esses meios também devem servir para que o cliente possa enviar reclamações e tirar dúvidas.
Oferecer opções variadas de pagamento online é importante para o sucesso de uma loja virtual, pois não há como vender na internet sem que o cliente possa escolher como deseja pagar pela compra. Isso porque a forma como o consumidor realiza pagamento no meio online mudou, e o e-commerce precisa se adaptar às novas tendências.
O Pix, por exemplo, é um meio de pagamento seguro que tem sido muito utilizado pelos brasileiros. Assim como as carteiras digitais, que fazem sucesso entre o público jovem. Dessa forma, a loja virtual deve ir além do que oferecer apenas pagamento com cartão de crédito.
O consumidor atual não quer gastar muito tempo nas compras online. Por isso, quanto menos burocrático for o processo de compra, melhor será para o e-commerce. Simplificar o checkout é muito importante para a marca que deseja vender mais na internet.
Dessa forma, diminuir a quantidade de cliques para o cliente efetuar a compra, por exemplo, impede que a loja virtual sofra com altas taxas de abandono de carrinho. Além disso, a loja virtual precisa pensar em estratégias que facilitem a experiência do cliente, como as que foram citadas ao longo deste post, para todas as etapas de compra e pós-venda.
Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do momento — e também uma das mais rentáveis quando se trata de vendas pela internet. Por isso, caso a loja virtual não tenha perfil, criar uma conta nessa rede social é uma excelente dica de como vender mais na internet.
Contudo, para ter sucesso na rede social, a marca precisa aplicar algumas estratégias:
Como foi apresentado ao longo deste post, as estratégias de marketing digital são essenciais para todo negócio virtual que deseja aprender a como vender mais na internet, pois são formas da marca alcançar o público-alvo.
Assim, caso o e-commerce tenha dificuldade para construir um planejamento estratégico de marketing digital, a loja virtual pode contar com suporte de uma agência especializada.
Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a Agência Abrasivo Digital é uma empresa de marketing digital que conta com profissionais qualificados para entregar bons resultados aos clientes no ambiente digital.
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