Análise setorial: aprenda a aplicar em seu negócio

Postado em 6 de junho de 2022 | por
na categoria Dicas, Marketing
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Análise setorial ajuda crescimento do negócio

Análise setorial ajuda crescimento do negócio

A análise setorial é uma importante etapa do planejamento estratégico. Como o próprio nome já deixa entender, ela ajuda na avaliação do cenário em relação ao segmento de atuação da empresa. Assim, ao utilizar a análise setorial, a empresa consegue fazer um estudo profundo do mercado, a fim de ter a exata dimensão de seu posicionamento. As informações adquiridas ajuda na tomada de decisões, tornando-as objetivas e resolutivas. A tarefa é uma das atribuições do marketing, aliás, uma de suas principais ferramentas de gestão. Nesse artigo, você compreenderá o que é a ferramenta, sua relevância, como funciona e como implementá-la em sua empresa.

Mas o que é a análise setorial? 

Com base no que já dissemos logo acima, a análise setorial é uma metodologia para mapeamento do ambiente externo da empresa. Portanto, ao utilizar a ferramenta você irá coletar informações acerca dos concorrentes, dos consumidores e do mercado. Além é claro, de obter dados referentes à demanda e à oferta do produto/serviço que você comercializa. O estudo permite identificar fatores externos capazes de causar algum impacto nos negócios.

Os resultados obtidos por meio da análise setorial permitem ao gestor compreender melhor aspectos diversos. Por exemplo, a situação econômica de seu setor, as possibilidades de crescimento, a competitividade na área, as ameaças em relação aos concorrentes e muito mais. Ou seja, ele consegue identificar quais são os principais fatores de risco ao seu negócio, ao mesmo tempo em que enxerga caminhos para investimentos. 

Quais os benefícios da análise setorial?

Agora que você já sabe o que é a ferramenta, precisa compreender seus benefícios. Assim, as vantagens do uso da análise setorial em sua gestão estratégica são:

  • Você conseguirá informações detalhadas sobre o mercado em que atua;
  • Os dados obtidos com a análise setorial facilitarão a tomada de decisões estratégicas;
  • As informações podem ajudar nos insights, a partir de análise de dados que antes eram desconhecidos;
  • Você terá dados importantes para levantar demandas de mercado que sua empresa pode atender;
  • Você ganha mais agilidade na tomada de decisões;
  • Consegue identificar lacunas existentes no mercado;
  • A empresa terá dados minuciosos sobre a concorrência, gerando novas possibilidades e também a antecipação de eventuais riscos.

Em que momentos você deve fazer a análise setorial?

 Sempre que você precisar tomar decisões estratégicas que tenham alguma relação com o ambiente externo de sua empresa, você pode se utilizar da análise setorial. Pois ela será uma maneira eficiente para mapear o mercado e fornecer dados relevantes capazes de embasar essa decisão. Portanto, se você está passando por algum dos momentos que citaremos logo abaixo, o momento pode requerer a aplicação da análise setorial. Então, aplique a ferramenta se:

  • A empresa quer entrar em um novo nicho de mercado;
  • Precisa entender o posicionamento da empresa perante os concorrentes;
  • Quer entender quais oportunidades e ameaças ao negócio;
  • Pretende fazer projeções;
  • Pretende expandir os negócios;
  • Quer conseguir personalizar e segmentar melhor seu público-alvo;
  • Precisa definir melhor os preços de seu produto, mas quer manter-se competitiva;
  • Quer sondar o mercado consumidor acerca de um novo produto/serviço;
  • Busca inovar em seu negócio;
  • Quer se destacar no mercado, oferecendo diferenciais;
  • Precisa conhecer o cenário atual em que seu negócio está inserido, a fim de tomar decisões de gestão;
  • Quer compreender a realidade econômica do seu segmento;
  • Busca avaliar novas tendências de mercado;
  • Pretende entender sobre lucratividade do segmento.
Aprenda a fazer análise setorial em sua empresa

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Como fazer uma análise setorial perfeita

A análise setorial é feita por meio da coleta e análise de dados. Agora que você já domina a teoria, vamos à parte prática, a fim de que você possa implementar a ferramenta em seu negócio. 

Faça o estudo do mercado

O estudo do mercado inclui a análise econômica local, nacional e, a depender das suas atividades, exterior. Além disso, você deve verificar as condições sociais e políticas. Também avalie os assuntos que interferem em seus negócios e que estão sendo pauta da mídia.

A partir desses estudos, você consegue, portanto, identificar o cenário geral externo que pode impactar o seu negócio.

Analise a concorrência

Sem sombra de dúvidas, você não pode nunca negligenciar a atenção à concorrência, especialmente aquela direta, que disputa o mesmo público-alvo que você. Porque compreender a concorrência te ajuda a identificar como sua empresa está posicionada diante das demais.

Além disso, a análise da concorrência te traz dados, como as ações e medidas que os concorrentes estão aplicando e trazem resultados. E ainda aquilo que elas não conseguem suprir em relação aos seus consumidores.

Nesse sentido, você pode utilizar, por exemplo, a ferramenta chamada “5 forças de Porter”. Ela permite analisar cinco aspectos importantes:

  • poder de barganha dos clientes;
  • poder de barganha de fornecedores;
  • ameaça de entrada de novos concorrentes;
  • ameaça de produtos/serviços substitutos;
  • rivalidade entre concorrentes.

Analise o mercado consumidor

Obviamente, você não pode passar despercebido pelo seu cliente. A análise setorial prevê também um estudo detalhado o consumidor. O que ele busca? O que tem lhe causado frustração? Quais problemas dele seguem sem solução? De que forma o seu produto/serviço pode ser mais efetivo a ele? Claro que todas as análises devem voltar-se ao seu segmento. Quanto mais segmentado o seu estudo, melhora será a sua visão sobre o negócio. 

Conjugue os resultados da análise setorial com outras ferramentas 

Ou seja, faça uma análise conjunta de tudo o que você tem de dados em relação ao negócio. Assim, conjugue os dados da análise setorial com a análise SWOT, com a jornada do cliente, com outros estudos internos, o social listening etc. Quanto mais claro o cenário se mostrar, mas fácil será identificar o melhor caminho a seguir. 

Determine suas metas futuras

A partir da análise dos dados, você já terá elementos suficientes para avaliar o cenário de sua empresa. Portanto, verifique as estratégias utilizadas hoje e quais podem ou devem ser modificadas. Ademais, você também precisa rever suas metas e objetivos. Então, o momento é esse. 

Coloque ações em prática. Ou seja, faça remanejamentos e novos planos. Avalie o momento mais adequado para implementar todas essas mudanças – se forem necessárias. Assim, você conseguirá usufruir dos benefícios de todo o estudo feito na análise setorial. Lembre-se sempre que a teoria é importante para te dar conhecimento necessário para propor novas ideias. Assim, coloque tudo em prática e faça sua empresa crescer.

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