By ShutterStock
A análise setorial é uma importante etapa do planejamento estratégico. Como o próprio nome já deixa entender, ela ajuda na avaliação do cenário em relação ao segmento de atuação da empresa. Assim, ao utilizar a análise setorial, a empresa consegue fazer um estudo profundo do mercado, a fim de ter a exata dimensão de seu posicionamento. As informações adquiridas ajuda na tomada de decisões, tornando-as objetivas e resolutivas. A tarefa é uma das atribuições do marketing, aliás, uma de suas principais ferramentas de gestão. Nesse artigo, você compreenderá o que é a ferramenta, sua relevância, como funciona e como implementá-la em sua empresa.
Com base no que já dissemos logo acima, a análise setorial é uma metodologia para mapeamento do ambiente externo da empresa. Portanto, ao utilizar a ferramenta você irá coletar informações acerca dos concorrentes, dos consumidores e do mercado. Além é claro, de obter dados referentes à demanda e à oferta do produto/serviço que você comercializa. O estudo permite identificar fatores externos capazes de causar algum impacto nos negócios.
Os resultados obtidos por meio da análise setorial permitem ao gestor compreender melhor aspectos diversos. Por exemplo, a situação econômica de seu setor, as possibilidades de crescimento, a competitividade na área, as ameaças em relação aos concorrentes e muito mais. Ou seja, ele consegue identificar quais são os principais fatores de risco ao seu negócio, ao mesmo tempo em que enxerga caminhos para investimentos.
Agora que você já sabe o que é a ferramenta, precisa compreender seus benefícios. Assim, as vantagens do uso da análise setorial em sua gestão estratégica são:
Sempre que você precisar tomar decisões estratégicas que tenham alguma relação com o ambiente externo de sua empresa, você pode se utilizar da análise setorial. Pois ela será uma maneira eficiente para mapear o mercado e fornecer dados relevantes capazes de embasar essa decisão. Portanto, se você está passando por algum dos momentos que citaremos logo abaixo, o momento pode requerer a aplicação da análise setorial. Então, aplique a ferramenta se:
By Freepik
A análise setorial é feita por meio da coleta e análise de dados. Agora que você já domina a teoria, vamos à parte prática, a fim de que você possa implementar a ferramenta em seu negócio.
O estudo do mercado inclui a análise econômica local, nacional e, a depender das suas atividades, exterior. Além disso, você deve verificar as condições sociais e políticas. Também avalie os assuntos que interferem em seus negócios e que estão sendo pauta da mídia.
A partir desses estudos, você consegue, portanto, identificar o cenário geral externo que pode impactar o seu negócio.
Sem sombra de dúvidas, você não pode nunca negligenciar a atenção à concorrência, especialmente aquela direta, que disputa o mesmo público-alvo que você. Porque compreender a concorrência te ajuda a identificar como sua empresa está posicionada diante das demais.
Além disso, a análise da concorrência te traz dados, como as ações e medidas que os concorrentes estão aplicando e trazem resultados. E ainda aquilo que elas não conseguem suprir em relação aos seus consumidores.
Nesse sentido, você pode utilizar, por exemplo, a ferramenta chamada “5 forças de Porter”. Ela permite analisar cinco aspectos importantes:
Obviamente, você não pode passar despercebido pelo seu cliente. A análise setorial prevê também um estudo detalhado o consumidor. O que ele busca? O que tem lhe causado frustração? Quais problemas dele seguem sem solução? De que forma o seu produto/serviço pode ser mais efetivo a ele? Claro que todas as análises devem voltar-se ao seu segmento. Quanto mais segmentado o seu estudo, melhora será a sua visão sobre o negócio.
Ou seja, faça uma análise conjunta de tudo o que você tem de dados em relação ao negócio. Assim, conjugue os dados da análise setorial com a análise SWOT, com a jornada do cliente, com outros estudos internos, o social listening etc. Quanto mais claro o cenário se mostrar, mas fácil será identificar o melhor caminho a seguir.
A partir da análise dos dados, você já terá elementos suficientes para avaliar o cenário de sua empresa. Portanto, verifique as estratégias utilizadas hoje e quais podem ou devem ser modificadas. Ademais, você também precisa rever suas metas e objetivos. Então, o momento é esse.
Coloque ações em prática. Ou seja, faça remanejamentos e novos planos. Avalie o momento mais adequado para implementar todas essas mudanças – se forem necessárias. Assim, você conseguirá usufruir dos benefícios de todo o estudo feito na análise setorial. Lembre-se sempre que a teoria é importante para te dar conhecimento necessário para propor novas ideias. Assim, coloque tudo em prática e faça sua empresa crescer.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas