Um conteúdo de blog de qualidade também é capaz de gerar leads/Foto: NeONBRAND/Unsplash
O blog é de fundamental importância para uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo. Isso porque, por meio de publicações feitas periodicamente nesse canal, somadas a um bom trabalho de SEO, o seu negócio consegue desenvolver relevância de forma orgânica no Google, além de gerar valor para o seu público.
Mais do que isso: um conteúdo de blog de qualidade também é capaz de gerar leads que, posteriormente, têm boas chances de se tornarem clientes. Nesse sentido, alguns tipos de formatos alternativos atrairão seu público-alvo, mas é a relevância do que você produz que fará toda a diferença.
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Listamos cinco tipos de conteúdo de blog para gerar melhores resultados:
1) Posts educativos
Muitas vezes, os leitores precisam ser orientados em relação a determinado assunto. Um exemplo prático: aqui na Abrasivo Digital temos um cliente que é uma clínica de angiologia. Nosso conteúdo de blog mais recente aborda os diferentes tipos de tratamento para varizes, uma dúvida que é comum entre pacientes que sofrem com este problema. Essa linha de abordagem pode (e deve) ser aplicada nos mais diferentes nichos;
2) Posts centrados em dúvidas
Você pode encontrar essas dúvidas em comentários do próprio blog, no Whatsaap Business, nas redes sociais, em respostas de e-mail, em pesquisas de opinião, na busca interna do seu próprio site ou até mesmo perguntando ao setor comercial da sua empresa quais são as principais dúvidas conceituais sobre o produto ou serviço. O grande lance desse tipo de post é que a produção dele vai além do que o que sua empresa pensa que seu público precisa. É sobre algo que a audiência já manifestou deliberadamente um interesse;
Cartilhas, tutoriais e guias são ótimos formatos para conteúdo de blog/Foto: Nick Morrison/Unsplash
3) Manuais práticos
Boa parte das pessoas, principalmente no ambiente digital, costuma curtir conteúdos como manuais práticos e tutoriais sobre determinados assuntos do seu interesse. Exemplo: Veja um passo a passo de como resolver os bugs do smartphone “x”. Imagens explicativas e prints sequenciais são muito bem-vindos nessa hora. Lembre-se: a meta é facilitar ao máximo a vida do seu leitor.
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4) Conteúdo aprofundado
Assim como tem gente que aprecia conteúdos mais curtos, também é verdade que os materiais mais aprofundados e específicos são ótimos para blog posts, uma vez que têm a finalidade de oferecer um conhecimento mais completo sobre determinado tema. Exemplo: guias e cartilhas.
5) Abuse das listinhas
É um fato mais do que comprovado. Salvo raras exceções, o povo adora uma lista. Mais simples de ser consumido, esse tipo de conteúdo parece ter o dom de despertar a curiosidade do público, além de facilitar a apreensão das informações junto ao cérebro. Divida seus temas em tópicos e se prepare para viralizar: é o que os posts blog de listas, geralmente, proporcionam excelentes resultados de alcance e engajamento.
Um bom conteúdo de blog tem mais chances de ranquear nas primeiras páginas do Google/Foto: Firmbee.com/Unsplash
Abordar um mesmo assunto em diferentes formatos, fazendo com que ele renda mais tanto para quem produz quanto para quem consome, é uma alternativa interessante para equipes que estejam com recursos e tempos limitados, uma realidade comum em times internos de marketing e também nas agências contratadas.
A Abrasivo Digital conta com redatores e copywriters especializados na produção de conteúdo relevante para blogs de organizações. Caso a sua empresa esteja precisando desse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o nosso time:
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