Marketing Digital em um só Lugar: Criação de Sites, Inbound Marketing, Redes Sociais, Google Adwords, Google Street View e muito mais.

5 tipos de conteúdo de blog para gerar melhores resultados

Postado em 17 de dezembro de 2021 | por
na categoria Criação de sites, Dicas
tags , ,
com 0 e 0
Um conteúdo de blog de qualidade também é capaz de gerar leads

Um conteúdo de blog de qualidade também é capaz de gerar leads/Foto: NeONBRAND/Unsplash

O blog é de fundamental importância para uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo. Isso porque, por meio de publicações feitas periodicamente nesse canal, somadas a um bom trabalho de SEO, o seu negócio consegue desenvolver relevância de forma orgânica no Google, além de gerar valor para o seu público.

Mais do que isso: um conteúdo de blog de qualidade também é capaz de gerar leads que, posteriormente, têm boas chances de se tornarem clientes. Nesse sentido, alguns tipos de formatos alternativos atrairão seu público-alvo, mas é a relevância do que você produz que fará toda a diferença.

Leia também: Quanto custa fazer Inbound Marketing?

Listamos cinco tipos de conteúdo de blog para gerar melhores resultados:

1) Posts educativos

Muitas vezes, os leitores precisam ser orientados em relação a determinado assunto. Um exemplo prático: aqui na Abrasivo Digital temos um cliente que é uma clínica de angiologia. Nosso conteúdo de blog mais recente aborda os diferentes tipos de tratamento para varizes, uma dúvida que é comum entre pacientes que sofrem com este problema. Essa linha de abordagem pode (e deve) ser aplicada nos mais diferentes nichos;

2) Posts centrados em dúvidas

Você pode encontrar essas dúvidas em comentários do próprio blog, no Whatsaap Business, nas redes sociais, em respostas de e-mail, em pesquisas de opinião, na busca interna do seu próprio site ou até mesmo perguntando ao setor comercial da sua empresa quais são as principais dúvidas conceituais sobre o produto ou serviço. O grande lance desse tipo de post é que a produção dele vai além do que o que sua empresa pensa que seu público precisa. É sobre algo que a audiência já manifestou deliberadamente um interesse;

Cartilhas, tutoriais e guias são ótimos formatos para conteúdo de blog

Cartilhas, tutoriais e guias são ótimos formatos para conteúdo de blog/Foto: Nick Morrison/Unsplash

3) Manuais práticos

Boa parte das pessoas, principalmente no ambiente digital, costuma curtir conteúdos como manuais práticos e tutoriais sobre determinados assuntos do seu interesse. Exemplo: Veja um passo a passo de como resolver os bugs do smartphone “x”. Imagens explicativas e prints sequenciais são muito bem-vindos nessa hora. Lembre-se: a meta é facilitar ao máximo a vida do seu leitor.

Leia também: O meu site é bom o suficiente?

4) Conteúdo aprofundado

Assim como tem gente que aprecia conteúdos mais curtos, também é verdade que os materiais mais aprofundados e específicos são ótimos para blog posts, uma vez que têm a finalidade de oferecer um conhecimento mais completo sobre determinado tema. Exemplo: guias e cartilhas.

5) Abuse das listinhas

É um fato mais do que comprovado. Salvo raras exceções, o povo adora uma lista. Mais simples de ser consumido, esse tipo de conteúdo parece ter o dom de despertar a curiosidade do público, além de facilitar a apreensão das informações junto ao cérebro. Divida seus temas em tópicos e se prepare para viralizar: é o que os posts blog de listas, geralmente, proporcionam excelentes resultados de alcance e engajamento.

Um bom conteúdo de blog tem mais chances de ranquear nas primeiras páginas do Google

Um bom conteúdo de blog tem mais chances de ranquear nas primeiras páginas do Google/Foto: Firmbee.com/Unsplash

Saiba também

Abordar um mesmo assunto em diferentes formatos, fazendo com que ele renda mais tanto para quem produz quanto para quem consome, é uma alternativa interessante para equipes que estejam com recursos e tempos limitados, uma realidade comum em times internos de marketing e também nas agências contratadas.

A Abrasivo Digital conta com redatores e copywriters especializados na produção de conteúdo relevante para blogs de organizações. Caso a sua empresa esteja precisando desse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o nosso time:

71 3011-9695/99114-2096

contato@abrasivodigital.com.br

x

Comments

Comments are closed.