Vender através das redes sociais é um dos principais desafios em 2021, sobretudo para os pequenos empreendedores. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, é fundamental usar todos os canais da Internet para conquistar novos clientes e realizar uma venda. Por outro lado, a concorrência também aumentou.

O ano de 2020 fechou como um dos melhores da história para o e-commerce nacional. É preciso considerar o período atípico, mas especialistas apontam que essa tendência veio para ficar.

Cada vez menos os clientes querem perder horas em shoppings e centros comerciais. Nesse cenário, eles preferem a segurança e a comodidade de receber os produtos em casa.

Para empresas de menor porte, as redes sociais devem ser encaradas como uma oportunidade. Aquelas que oferecerem o melhor serviço, conteúdos e reconhecerem as necessidades dos clientes sairão na frente dessa disputa.

Pessoa utilizando facebook pelo notebook para vender

Vender através das redes sociais é uma realidade em todo o mundo

Desafio 1 – Criar uma estratégia de vendas

Vender através das redes sociais sem estratégia é um erro que uma pequena empresa jamais pode cometer. Por isso, antes de começar a vender o primeiro produto, ela deve ter foco em criar uma estratégia de vendas sob medida para as redes sociais.

Uma das melhores formas de começar a elaborar um plano de vendas é por meio de uma análise completa do mercado e dos concorrentes.  É preciso identificar algum diferencial que faça o cliente pensar duas vezes na hora de gastar com outra empresa. Além disso, existem diversas redes sociais.

Se o produto ou serviço a ser vendido tem o foco no público do segmento B2B, o mais indicado é atuar no LinkedIN. Por outro lado, se o target é formado por adolescentes, sem dúvida o Instagram é a plataforma mais indicada. Portanto, sem identificar esses primeiros passos, é impossível alcançar algum resultado positivo em vendas.

Desafio 2 – Não reconhecer os clientes que geram mais valor

Quem deseja vender através das redes sociais deve compreender que a maior parte do faturamento vem de clientes recorrentes. Ou seja, são pessoas que tem o hábito de comprar mais de uma vez com determinada empresa. A melhor maneira para identificar esses compradores é por meio de um software de CRM.

Essa tecnologia permite que uma empresa, além de promover a relação com os clientes, reconheça com precisão quais deles trazem maior retorno.

Além disso, ao analisar o funil de vendas, e ver a maneira como os leads vão de um estágio para outro, o empreendimento tem a oportunidade de compreender quais estratégias de marketing e vendas dão mais resultado.

O CRM permite ainda a integração com ferramentas de automação de marketing. Com isso, de acordo com a fase do lead no funil de vendas, o sistema dispara um e-mail sob medida para esse cliente em potencial.

 

Mão segurando um leque de dinheiro

Em alguns casos, o custo com propaganda digital pode chegar aos milhões de reais

Desafio 3 – Maior alcance do conteúdo orgânico

As redes sociais como Facebook e Instagram ganham a maior parte de seus recursos por meio da publicidade. A mecânica é simples. Uma empresa que deseja divulgar seus produtos ou serviços paga para impulsionar suas postagens.

Em alguns casos, o custo com propaganda digital pode chegar aos milhões de reais. Em tempos de crise, nem sempre uma empresa pequena terá dinheiro suficiente para investir em grandes campanhas. Por isso, é tão importante que ela faça uma análise sobre quais conteúdos geram mais engajamento.

Somente assim ela irá conseguir vender através das redes sociais e ainda alcançar um resultado satisfatório. Em alguns casos, por exemplo, talvez o compartilhamento de vídeos tenha mais impactos sobre os usuários da rede. Em outros, uma frase motivacional seja o post com mais likes.

O ideal é ter um panorama das postagens que fazem mais sucesso, e assim reproduzir um conteúdo nessa linha editorial.

Desafio 4 – Ter um contato mais humano com os clientes

As redes sociais permitem um contato nunca visto entre empresas e clientes. Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais exigentes e não desejam esperar muito para receber um atendimento.

Uma das maneiras que pequenas empresas podem solucionar esse desafio é por meio da integração de um CRM com o WhatsApp Business.

Esse aplicativo tem as mesmas funções da versão encontrada na maioria dos smartphones, porém com benefícios exclusivos aos empreendedores. Além disso, toda conta é verificada, o que transmite mais autoridade para quem deseja vender através das redes sociais.

Outra vantagem dessa integração é a facilidade na captação de leads. Afinal, quando um cliente em potencial vê um produto interessante nas redes sociais da empresa, e faz contato pelo WhatsApp, o CRM entra em ação.

Automaticamente ele transforma essa pessoa em um novo lead no banco de dados. Com isso, o início da prospecção de vendas se torna bem mais simples.

Mulheres negras debatendo sobre bons resultados de vendas

A sua empresa está preparada para vender mais na internet?

Desafio 5 – Produção de Conteúdo

É fundamental para quem deseja vender através das redes sociais ter uma agenda para a produção de conteúdo. Sobretudo no Instagram e no Twitter, plataformas em que o conteúdo envelhece muito rápido, é vital ter diversas postagens na semana.

Se possível, é recomendado a contratação de redatores e designers profissionais, a fim de criar imagens e vídeos cativantes para os clientes. Além disso, é preciso estudar qual conteúdo é mais relevante para esse público-alvo.

Portanto, antes de realizar qualquer postagem, a empresa deve estar muito atenta sobre detalhes como identidade visual, qualidade do texto e call to action. Esses e outros fatores são essenciais para chamar a atenção do cliente e alavancar as vendas.

x