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Do que as marcas mais precisam em tempos de pandemia?

Postado em 20 de junho de 2020 | por
na categoria Dicas, Marketing, Mídia Online
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Empresas precisam se adequar em tempos de Covid-19/Foto: Shutterstock

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem causado estragos econômicos, ambientais e sociais em todo o mundo, mas também é verdade que em algum momento (esperamos que em breve) irá passar. De todo o modo, como a nossa geração nunca passou por algo parecido, a tendência é que a sociedade não voltará totalmente ao normal depois dessa experiência. Logo, teremos todos novos desafios, hábitos e novas demandas.

Uma pergunta: como o seu negócio tem se posicionado nesse período? Outros momentos de crise mostraram que as empresas que conseguem se manter firmes e fazem o dever de casa em tempos de extrema dificuldade colhem os frutos quando a situação volta ao normal —ou, nesse caso, ao “novo normal”.

Portanto, preocupe-se agora em fazer o melhor que você pode, mesmo que não seja tudo o que você gostaria. Estamos em meio a uma pandemia, e não há como não ser afetado. Para Camila Casarotto, da Rock Content, o mais importante para as marcas no atual momento é ter responsabilidade e humanidade. Nada que não devam ter naturalmente, em qualquer período, mas nesse em específico tais valores assumem uma relevância ainda mais significativa. “Os consumidores estão atentos às marcas que estão sendo corretas nesse momento e vão saber reconhecer seus esforços. O que você está fazendo hoje vai fortalecer o seu negócio no futuro”, destaca a especialista. 

E como os consumidores irão se comportar em um cenário pós-Covid-19? A Nielsen preparou um quadro com as diferentes etapas do coronavírus no comportamento dos consumidores. Veja como a saída será marcada por preocupações e cautela:

Impactos da Covid-19 no consumo/Fonte: Nielsen

Marketing Digital e SEO

Essas mudanças também afetarão o marketing digital, em especial ao SEO. A gente explica: as intenções de busca, o comportamento dos consumidores, o tráfego dos sites e o sistema de pesquisa do Google estão se modificando durante a pandemia.

Nesse sentido, os profissionais da área também precisam se adaptar às mudanças que o coronavírus trouxe para a sociedade, para o comportamento de busca e, de maneira mais pontual, para as mudanças na SERP do Google.

De maneira geral, observe como as intenções de busca refletem as prioridades das pessoas nesse momento. Os usuários estão pesquisando por dúvidas e necessidades essenciais para a saúde, bem-estar e finanças, principalmente. 

Além disso, eles procuram por informações que transmitam segurança e conforto em uma situação que escancara a vulnerabilidade do ser humano. 

Vale destacar que a restrição do consumo — que deve se prolongar por um tempo considerável — coloca o mercado de SEO em evidência, uma vez que essa é uma estratégia de excelente custo-benefício. Por esse motivo, profissionais de SEO precisam se preparar para mostrar o seu valor para marcas que estão com orçamentos retraídos.

Diante da retração do consumo e das vendas, grande parte das empresas está cortando gastos com mídias pagas (links patrocinados, Facebook Ads, etc.). Todavia, um bom posicionamento nos buscadores representa uma mídia orgânica para a sua marca – você não precisa pagar para estar lá. “É claro que talvez você precise investir em equipe, treinamentos, ferramentas, mas, ainda assim, o custo-benefício é muito melhor que nas mídias pagas”, pondera Casarotto. 

Retorno sustentável

O SEO pode até demorar para trazer resultados, mas o retorno é sustentável no longo prazo, diferentemente de um anúncio, que traz resultados apenas enquanto há investimento. Outro benefício é que você pode continuar produzindo conteúdo e otimizando o site durante a crise.

Esse é, justamente, um grande diferencial do SEO em tempos de coronavírus. As empresas estão percebendo a importância de investir em mídias com resultados sustentáveis, que não sejam diretamente afetadas por momentos de crise e mantenham a marca firme nessas situações.

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