O Instagram domina, atualmente, o mundo das mídias digitais. São mais de 800 milhões de usuários mensais que compartilham 60 milhões de imagens diariamente, o que representa uma oportunidade única para conquistar seguidores engajados com os seus propósitos e potenciais clientes.
Gerenciar Instagram é fundamental
Contudo, é preciso desenvolver algumas estratégias para obter sucesso no Instagram e se destacar na multidão.
Aqui no blog da Abrasivo Digital já mostramos qual tamanho de vídeo é ideal para utilizar, como evitar os erros mais frequentes nas postagens e como aumentar as vendas do seu e-commerce através dessa mídia digital.
Agora, selecionamos cinco dicas importantes para você gerenciar seu Instagram:
Gerenciar Instagram: perfil comercial
Antes de planejar seu plano de marketing para o Instagram, certifique-se de ter uma conta comercial. Por que? Existem alguns benefícios de ter um perfil comercial. Você pode, por exemplo, criar e publicar anúncios sem a necessidade de usar as ferramentas publicitárias do Facebook. Mas não é só isso. Também é possível acessar as ferramentas de análise do Instagram e chamadas Insights, que fornecem estatísticas sobre suas impressões e alcance das postagens.
Quando você desbloquear as vantagens gratuitas do seu perfil de negócios, basta começar a usá-las para rastrear e entender seu público, o que é fundamental quando o assunto é marketing digital.
Como fazer? É muito fácil alterar seu perfil atual. Você só precisa ir até configurações e clicar em “Alternar para o perfil de negócios” para dar início.
Gerenciar Instagram: Insights
Os perfis de negócios do Instagram contam com a ferramenta Insights, a qual possibilita que você venha a visualizar estatísticas como impressões, engajamento e até dados demográficos de seus seguidores, tais como informações sobre idade, gênero, localização e horário em que estão mais ativos.
E por que esse tipo de ferramenta é importante? É que quanto mais você souber a respeito de como os usuários estão interagindo com suas postagens, melhor você pode deixar seu conteúdo para aumentar o engajamento.
Gerenciar Instagram: melhor horário
Você costuma postar muitas vezes no Instagram? Se a resposta for “sim”, cuidado! Ao contrário do que muitos imaginam, publicações excessivas acabam contribuindo para a redução de seus seguidores. O ideal é publicar uma vez (no máximo duas) ao dia. A melhor forma de fazer isso é postar durante os dias e horários de pico, quando seus seguidores estiverem online.
Mas quais são os melhores dias e horários para publicar? Embora cada perfil apresente resultados específicos, que devem ser analisados individualmente, também é verdade que existe uma média para responder a esta questão. De acordo com o Simply Measured, os piores dias para publicação no Instagram são as quartas e domingos, enquanto as segundas e quintas são os melhores dias para publicar.
Os horários mais indicados costumam ser entre 8h e 9h porque é o momento quando as pessoas costumam se preparar para ir ao trabalho (e verificam as mídias sociais do dia).
Nesse sentido, lembre-se que você pode ver – conforme já mostramos no tópico anterior – quando seus seguidores estão online via Instagram Insights, o que significa dizer que seus melhores dias e horários para publicar podem variar a depender do seu público específico.
Mais do que as tão comemoradas curtidas, o engajamento no Instagram é muito importante. E para criar um envolvimento instantâneo, as hashtags são fundamentais. A Red Bull, por exemplo, conquistou mais de 299.612 postagens com sua hashtag #itgivesyouwings.
Funciona assim: quando bem utilizadas, as hashtags permitem pesquisar todas as postagens relacionadas à sua marca.
Nesse sentido, criar uma hashtag que a sua empresa (e outros usuários) consigam procurar funciona como uma espécie de publicidade gratuita. Por que? Porque toda vez que alguém publica uma foto usando a referida hashtag, está expondo sua empresa para seus seguidores.
Se você já possui um slogan ou frase popular, considere fazer sua hashtag certeira. A Coca-Cola conseguiu isso com sua hashtag #ShareACoke.
Gerenciar Instagram: Direct
O responsável pelo perfil deve ficar atento a todas as possibilidades, responder as dúvidas, os elogios, as críticas e também conseguir empatia através de reposts, além de comentários em fotos que envolvam a marca. Sensibilidade para ter boas ideias é muito importante nessa hora.
Por sua vez, o monitoramento é uma parte relevante de qualquer trabalho com mídias sociais. Neste caso, os usuários podem comentar em uma foto da marca, falar da empresa marcando-a (tanto com “@” como com geolocalização) e falar com a marca através do direct.
E aí, curtiu as dicas? Caso você tenha uma empresa (de qualquer porte) e queira saber mais sobre oportunidades de marketing digital, entre em contato com a Abrasivo Digital:
71 3011.9695
contato@abrasivodigital.com.br
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