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Automação de Marketing Digital: como funciona e por que é importante

Postado em 23 de abril de 2019 | por
na categoria Inbound Marketing, Marketing
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Considerada uma das melhores formas para aumentar a eficiência no trabalho, a Automação de Marketing Digital pode ser entendida como o conjunto de interações realizadas entre a empresa e o cliente/lead de maneira automatizada, com o objetivo de facilitar o relacionamento entre essas partes.

Automação de Marketing/Imagem: Agendor

A Automação de Marketing funciona assim: uma vez que o seu cliente/lead executa ações em seu site, e-mail marketing ou em suas redes sociais, espera-se que sejam criadas comunicações automatizadas, porém personalizadas de acordo com o caminho escolhido.

Você sabia que desenvolver automações de maneira estratégica pode ser muito importante para a otimização do trabalho da empresa, tanto para a equipe de marketing quanto para vendas? As possibilidades são inúmeras:

  • Desenvolver respostas automáticas para as ações dos clientes/leads;
  • Dar boas vindas;
  • Formulários no seu site;
  • Agradecer o contato do cliente

Investir em Automação de Marketing significa, geralmente, agilizar as estratégias e operações da sua empresa, além de evitar horas de trabalho pesado. Nesse sentido, algumas dicas são fundamentais: tenha as ferramentas certas para as suas necessidades, antecipe o comportamento de seu público-alvo, crie fluxos e estágios dentro do funil de suas campanhas, e desenvolva conteúdos diferentes de acordo com os tipos de leads.

Inbound Marketing/Imagem: Ideal Marketing

Inbound Marketing

No que diz respeito a estratégia de Inbound Marketing, é possível estruturar automações de acordo com a jornada de compra. “Vale pensar quais materiais fazem sentido para cada Lead ser nutrido de acordo com o estágio que ele se encontra no funil de vendas, buscando avançá-lo até que esteja pronto para ser abordado por sua equipe comercial”, observa Carolina Soares, Customer Success na área de expansão internacional.

De acordo com Soares, essas automações podem ser menores, em que dentro de apenas um fluxo ele passe pelo funil completamente. Também é possível criar diversas automações que se conectam de acordo com as ações dos Leads, para que eles assim avancem.

Automação de Marketing/Imagem: Atendare

Leads qualificados

“É possível também automatizar o trabalho de marcação de Leads qualificados e oportunidades (para planos PRO), com as últimas mudanças nos fluxos de automação. Podemos ter diversos gatilhos de entrada para um mesmo fluxo, criar segmentações, ou até mesmo as próprias conversões”, ressalta a especialista.

Ao serem colocados nessas automações, esses Leads podem ter sua fase no funil alterada, receber uma tag, gerar uma notificação por e-mail ou até marcar uma venda.

Nas automações, conseguimos enviar e-mails de acordo com certas ações do Lead, como se abriu ou clicou e-mail. Também podemos utilizar segmentações já criadas para realizar uma separação do fluxo, como, por exemplo, alguma informação específica que ele respondeu em algum formulário que é crucial para realizar uma comunicação diferente.

Abrasivo Digital

No site da Abrasivo Digital, logo que você acessa a página inicial, temos alguns exemplos práticos de Automação de Marketing. Um deles é o botão com a pergunta “Posso ajudar”, que tem o objetivo de mostrar o número de Whatsaap da agência para o caso de a pessoa querer enviar uma mensagem. O outro diz respeito a um convite para o internauta avaliar, gratuitamente, o marketing digital de sua empresa.

Quer saber mais sobre como a Automação de Marketing pode ajudar a sua empresa a otimizar suas operações? Entre em contato conosco: https://www.abrasivodigital.com.br/contato/

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