Recentemente o Google Analytics passou por alterações devido à nova política de segurança de dados estabelecida pela União Europeia (GDPR). Entenda melhor quais foram essas mudanças.
A polêmica recente sobre o vazamento de dados de usuários no Facebook é um assunto cada vez mais debatido. Recentemente foi a vez de o Google Analytics passar por alterações devido à nova política de segurança de dados estabelecida pela União Europeia (GDPR). Quer entender melhor quais foram essas mudanças?
Com o objetivo de evitar problemas futuros, as plataformas que utilizam dados dos usuários – como é o caso do Google Analytics – repensam, cada vez mais, suas políticas de segurança, de modo a fazer com que os internautas tenham mais confiança ao acessá-las.
Atualmente, o objetivo principal de uma estratégia de marketing é coletar dados dos seus potenciais clientes para, em seguida, decidir como esses dados serão processados, analisados e utilizados. A GDPR, que entrará em vigor em 25 de maio de 2018, visa acarretar mudanças não só na maneira como os profissionais de gerenciam os dados da sua base de contatos, mas também como pensamos sobre essas informações.
Importante: embora seja um conjunto de regras da União Europeia, a GDPR tem impacto em âmbito global. Isso significa dizer que, mesmo que uma determinada empresa não tenha base nessa região, a GDPR pode se aplicar caso a organização controle ou processe dados de cidadãos do bloco de países europeus.
Sua empresa tem site? Invista em SEO!
Você sabia que as sanções para quem deixa de cumprir as diretrizes da GDPR chegam até 20 milhões de euros, ou 4% da receita anual da empresa (o que for maior)?
Em suma, as normas da GDPR aumentam a responsabilidade que os profissionais de marketing têm ao coletar, armazenar e processar dados dos seus usuários e leads. Todavia, a maior responsabilidade delas é realmente cumprir as regras impostas pela legislação.
Por que conectar o Google Analytics ao RD Station?
É que as empresas só poderão armazenar informações durante o período que for necessário para concluir o uso proposto pela organização. Na prática, precisará criar políticas de retenção de dados, que determinam em quais ocasiões as informações serão retidas, e por quanto tempo.
Você tem uma conta do Google Analytics? Se a resposta for sim, acesse suas configurações para determinar o prazo de retenção de dados nessa plataforma. Vale destacar que esse limite diz respeito apenas a informações de usuários e eventos, e não aos dados agregados (como volume de visitantes ou fonte de aquisição, por exemplo).
Uma ferramenta que tornará possível deletar, de uma conta do Google Analytics ou Analytics 360, todos os dados associados a um usuário individual (por exemplo, visitante de um site) será criada até o dia 25 de maio.
No intuito de que esse tipo de eliminação de dados seja possível, essa nova ferramenta vai ser basear nos identificadores de usuários enviados para o Analytics Client ID (como o cookie padrão do Google Analytics), User ID (caso o site utilize essa funcionalidade que permite identificar usuários através de diferentes dispositivos) ou App Instance ID (para usuários do Firebase, plataforma de desenvolvimento de apps).
1. Acesse a opção “Administrador” no menu lateral esquerdo;
2. Em “Propriedade”, clique em “Informações de acompanhamento”;
3. No submenu, escolha a opção “Retenção de dados”;
4. Selecione a opção “Não expirar automaticamente” em “Retenção de dados de usuários e eventos”.
Pronto! Agora seu histórico está seguro.
Se você tiver mais de uma “Propriedade e aplicativo” e “Vistas de propriedade” em sua conta, repita o passo a passo em cada uma delas.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas