Marketing Digital em um só Lugar: Criação de Sites, Inbound Marketing, Redes Sociais, Google Adwords, Google Street View e muito mais.

O que é e como usar o Duolingo

Postado em 30 de Março de 2015 | por
na categoria Geral, Sem categoria, Tecnologia
tags , , , , ,
com 0 e 0

O portal tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, então talvez seja importante você saber que ele é o maior site para aprendizagem gratuita de idiomas do mundo. O Duolingo chegou recentemente em nosso país e já figura como uma das principais ferramentas do gênero por aqui, além de fazer sucesso em diversas partes do planeta.

O que é e como usar o Duolingo

Pela plataforma, os falantes de português brasileiro podem aprender três idiomas: espanhol, francês e inglês. O serviço oferece diversas combinações de idiomas, permitindo assim que pessoas do mundo todo estudem alemão, coreano, checo, dinamarquês, espanhol, francês, hindi, holandês, húngaro, indonésio, inglês, italiano, japonês, polonês, romeno, russo, sueco e turco.

Além de estar disponível para uso completo e irrestrito na web, o Duolingo apresenta versões para Android, iOS (iPhone iPad e iPod touch) e Windows Phone. Isso quer dizer que o serviço pode ser acessado na íntegra tanto por meio de um computador quanto por meio de um tablet ou smartphone.

O serviço tem sido usado não somente por indivíduos que querem aprender um novo idioma ou aprimorar seus conhecimentos daqueles que já conhecem, mas também em salas de aula como apoio para estudantes na hora de adquirir prática em uma língua estrangeira.

Como usar?
O modelo educacional adotado pelo Duolingo consiste em focar mais na escrita e no ditado do que na conversação. Como em um jogo, os usuários da ferramenta vão acumulando pontos e, com isso, conquistando novas posições em uma árvore de habilidades.

Para conquistar esses pontos, você deve completar tarefas, e o Duolingo só considera que você aprendeu uma habilidade quando finaliza com sucesso todas as lições relacionadas a ela. Mas não se preocupe, caso você erre, poderá retornar a qualquer tarefa posteriormente.

O conteúdo da plataforma é estruturado em temas, o que facilita a compreensão da matéria. Assim, você encontrará categorias como advérbios, lugares, objetos, pessoas, saudações, conjunções, cores, comidas, plurais e por aí vai.

Primeiros passos
Primeiramente, acesse a página www.duolingo.com e clique em “Começar agora”.

Primeiros passos Duolingo

O passo seguinte é escolher qual idioma você quer aprender — as opções são espanhol, francês e inglês.

Opções do Duolingo: espanhol, francês e inglês

Na tela seguinte, você pode optar por ver um guia sobre como funciona a plataforma clicando em “Começar o tour”.

Ao final do tour — ou a qualquer momento, caso você queira pular a introdução — clique em “Crie um perfil” para registrar sua conta. Isso é feito de forma gratuita e permite a você retomar suas aulas posteriormente do ponto em que parou ou acessá-las por meio de um tablet ou smartphone.

O guia que apresenta a ferramenta para você é bem completo e fácil de ser compreendido, pois está totalmente traduzido para o português brasileiro. Com ele, você aprende, por exemplo, que basta posicionar o cursor do mouse sobre uma palavra pontilhada para ver a sua tradução.

Conheça o Duolingo

Ao longo da apresentação, você aprende os principais detalhes para começar a usar a ferramenta. As lições do Duolingo incluem, obviamente, a prática. Então, você também vai poder traduzir palavras e frases manualmente para descobrir se as aulas estão surtindo efeito ou não.

Lições do Duolingo

Para intensificar os resultados, o Duolingo trabalha com metas. Porém, como cada pessoa tem seu próprio ritmo, a plataforma deixa você escolher os seus próprios objetivos.

Estabeleça suas metas no Duolingo

Começando de fato
Agora que você já foi apresentado à ferramenta, escolha por onde começar. As duas opções logo de cara são ir direto para o módulo inicial (“Básico 1”) ou então testar as suas capacidades no idioma que você quer aprender (“Teste de nivelamento”).

Começando de fato

Ao realizar o teste de nivelamento, você pode ultrapassar inúmeras etapas e ganhar diversos níveis dentro do Duolingo.

Nivelamento no Duolingo

Não importa qual é a sua escolha, o Duolingo trabalha com texto e áudio para que você aprenda um novo idioma. Há sempre a opção de ouvir uma frase falada, o que ajuda na compreensão auditiva do outro idioma.

Acompanhe seu progresso
Na parte direita da tela inicial está o resumo do seu desempenho no Duolingo. Ali você encontra um quadro chamado “Personal Trainer”, que exibe os pontos que você ganhou e quantos deve acumular para conquistar uma nova habilidade.

Acompanhe seu progresso no Duolingo

Além disso, ele mostra há quantos dias você está estudando e quantas horas faltam para terminar seus estudos.

Reforçando unidades
Esta opção, que aparece na tela depois de você concluir alguns módulos dentro do Duolingo, serve para revisar conteúdos pelos quais você já passou. Esse recurso é bastante útil para revisar conteúdos e manter tudo fresco em sua memória.

Reforçando unidades

Conforme vai usando a ferramenta, você pega prática e se torna especialista em todos os recursos oferecidos pela plataforma. Sem dúvida, é um jeito simples, barato e muito útil de aprender um novo idioma.

Via canaltech.com.br

x

Seja o primeiro a escrever um comentário!

Adicionar Comentário